Novo Classe E tem luxo, tecnologia e tudo de melhor na Mercedes
Resumo da notícia
- Sedã tem motor 2.0 turbo de 258 cv e câmbio de 9 marchas
- Reestilização da geração lançada em 2016 prima pela elegância
- E 300 traz pacote generoso de itens de segurança e assistência a condução
Alguns elementos indicam que estamos diante de um Mercedes-Benz.
Talvez você se lembre do pacote quase interminável de tecnologias, o interior sofisticado ou do conforto a bordo. Só que, de todos eles, a presença da imponente estrela de três pontas é a mais óbvia delas.
É por isso que o E 300 Exclusive faz questão de ostentá-la no lugar de onde nunca deveria ter saído: o topo do capô. Esse detalhe dá o toque final a um design clássico e elegante, resultado da reestilização que acaba de chegar ao país.
O UOL Carros teve a chance de avaliar a nova versão do modelo e conta todos os detalhes a partir de agora.
Mercedes-Benz E 300
Preço
R$ 557.900Pontos Positivos
- Design
- Itens de série
- Desempenho
Pontos Negativos
- Preço
Veredito
O novo Classe E evolui a receita que faz sucesso há décadas. Com design elegante, muita tecnologia e conforto de sobra, ele continua sendo uma das referências do segmento de sedãs importados de luxo.
Design e espaço interno
O modelo que acaba de chegar às lojas é uma atualização da sétima geração do Classe E. Neste discreto facelift, a marca aproveitou para deixá-lo com um visual mais parecido com o de seus carros mais recentes. Assim, do lado de fora, mudaram faróis e lanternas, além dos para-choques.
Apesar do parentesco inegável com os sedãs das Classes A, C e S, o E consegue se descolar do restante da gama. E isso é ótimo, já que, até pouco tempo atrás, os designers da Mercedes foram duramente criticados pela semelhança exagerada nas linhas de seus modelos.
O que não mudou é o ótimo espaço interno. Quem viaja atrás conta com um generoso espaço para as pernas, resultado da boa distância entre eixos de 2,93 metros.
A curvatura do teto não atrapalha a vida dos ocupantes de alta estatura. Apenas quem viaja no lugar destinado ao quinto passageiro é que vai sofrer, já que o túnel central excessivamente alto rouba quase todo o espaço disponível para as pernas.
O amplo porta-malas comporta 540 litros e possui abertura e fechamento da tampa por controle remoto.
Desempenho e consumo
A gama atual do Classe E no Brasil é formada por duas motorizações. As versões AMG Line e Exclusive saem de fábrica com o 2.0 turbo que equipa as versões mais caras do Classe C.
São 258 cv e torque máximo de 37,7 kgfm. Na prática, porém, o sedã parece dispor de números mais generosos. Sobra fôlego para acelerações e retomadas de velocidade em todas as condições.
Os números divulgados pela Mercedes são muito bons: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
A transmissão é a eficiente automática de 9 velocidades, conhecida pelo nome 9G-Tronic. As trocas de marcha são realizadas de forma imperceptível e a caixa trabalha de forma dinâmica, de acordo com condições como o modo de condução selecionado e a forma de guiar do motorista.
As médias de consumo são boas para um sedã de luxo deste porte. O Classe E faz 9,1 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, sempre com gasolina no tanque.
Segurança e equipamentos
É difícil achar alguma ausência sentida no pacote de equipamentos do Classe E. Na versão E 300 Exclusive, o sedã se destaca pelas assistências de condução.
Dentro dele você encontra itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e sensor de pontos cegos. O E 300 ainda tem piloto automático adaptativo com função para tráfego, capaz de acelerar e frear o veículo sem intervenção humana.
Esse recurso se torna muito conveniente no anda-e-para do trânsito, uma vez que o carro pode realizar essas tarefas de acordo com distância e velocidade pré-estabelecidas em relação ao veículo à frente.
Mas não é só isso: o sistema é capaz de 'sentir' as mãos do condutor no volante, evitando que o motorista precise realizar pequenos movimentos no volante para informar que ainda pode assumir o controle em uma eventualidade. Curvas e rotatórias são identificadas pelo recurso, que pode até contorná-las se não forem muito fechadas.
Outra evolução está no sistema de assistência a estacionamento. Agora ele é praticamente autônomo: tão logo identifica um espaço para estacionar, ele realiza quase tudo sozinho. Além das manobras, ele se encarrega de frear, acelerar e trocar as marchas.
Por dentro, o sedã traz duas telas de 12,3 polegadas, que fazem as vezes de painel de instrumentos e tela da central multimídia. O Classe E vem com o eficiente sistema de entretenimento MBUX. Além de ser fácil de navegar, o recurso oferece uma assistente pessoal ativada por comandos de voz.
Assim, tudo que o motorista precisa dizer é "Oi, Mercedes" para que a assistente seja ligada. Apesar de identificar comandos básicos (como regular a temperatura do ar-condicionado e informar a temperatura externa), ele ainda não é capaz de responder perguntas mais complexas.
Do lado de fora, o destaque vai para o eficiente sistema de iluminação dos faróis. Chamado de Multibeam LED, ele é formado por 84 LEDs em cada farol.
Mercado
Por R$ 557.900, o E 300 Exclusive é a versão intermediária da família Classe E. A "porta de entrada" é o E 300 AMG Line, que sai por R$ 555.900, enquanto a configuração mais cara é a esportiva AMG E 63 S: nada menos do que salgados R$ 1.400.900.
Seus principais rivais são os conterrâneos BMW Série 5 e Audi A6. A diferença é que o BMW 530e M Sport é mais potente (292 cv) e bem mais barato também: R$ 425.950. Já o A6 Performance Black sai por aproximadamente R$ 520 mil e traz um motor 3.0 turbo de 340 cv.
O Volvo S90 também poderia entrar nesta lista. O "problema" é que o sedã escandinavo é bem mais barato (R$ 384.950) e traz a motorização mais possante de todas. São 407 cv e torque máximo de 65,2 kgfm. Aí a briga fica até desleal.
Motorização
2.0, turbo, 4 cilindros em linha
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
258 cv
Torque (kgf.m)
37,7 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,2 s
Velocidade máxima (km/h)
250 km/h
Consumo cidade (km/l)
9,1 km/l
Consumo estrada (km/l)
13 km/l
Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração
Traseira
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, braços sobrepostos
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos ventilados
Pneus
245/45 R18
Rodas
275/40 R18
Altura (mm)
1474 mm
Comprimento (mm)
4935 mm
Entre-eixos (mm)
2939 mm
Largura (mm)
1850 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.730 kg
Porta-malas (L)
540 l
Tanque (L)
66 l
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
R$ 15 mil (estimado)
Garantia
2 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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