Hyundai Kona: como é o novo SUV 'diferentão' que faz 20 km/l na cidade
O ano de 2023 tem sido marcado por uma verdadeira enxurrada de lançamentos de carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro.
Marcas tradicionais e montadoras chinesas que têm chegado ao nosso país estão investindo nesse tipo de tecnologia e a concorrência faz com que os preços caiam ao consumidor.
A Hyundai segue essa tendência e também oferece um veículo eletrificado no Brasil: o Hyundai Kona, que acaba de ser lançado aqui em versões híbrida e 100% elétrica.
Trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da Hyundai, o Kona não se destaca somente pela aparência arrojada.
Na configuração híbrida, que combina motor 1.6 a gasolina com propulsor elétrico, traz consumo médio superior a 20 km/l na cidade.
Além disso, conta com muitos itens tecnológicos e preços competitivos: R$ 169.990 para a versão híbrida e R$ 219.990 para a opção totalmente elétrica
Confira a seguir a avaliação do Hyundai Kona Hybrid e saiba tudo o que ele oferece.
Hyundai Kona Hybrid
Preço
R$ 169.990Pontos Positivos
- Preço
- Equipamentos de segurança
- Consumo
- Design
Pontos Negativos
- SUV já tem nova geração no Exterior
Veredito
O Hyundai Kona é um SUV compacto cheio de estilo, bem equipado e eficiente. Por R$ 170 mil, traz muita tecnologia, com destaque para os assistentes à condução. Para quem busca um SUV compacto com esses recursos e está de olho em um automóvel híbrido capaz de fazer mais de 20 km/l, a novidade da Hyundai no Brasil é uma opção que vale a pena considerar.
Design
Para quem gosta de carros com visual diferente, o Kona é um prato cheio
Da mesma forma que o Creta, traz na dianteira conjunto ótico dividido: rente aos faróis estão as luzes de condução diurna de LEDs; os faróis, também full-LED, ficam mais abaixo, juntamente com os piscas. Já os faróis de neblina têm lâmpadas halógenas e ficam mais perto da base do para-choque
Na traseira, o sistema de sinalização também é dividido: mais acima, com formato horizontal, ficam as lanternas e as luzes de freios; abaixo, ficam as setas e a luz de ré
Na base dos para-choques e nas laterais, o carro traz uma espécie de moldura, enquanto as caixas de roda têm molduras de plástico que deixam a aparência mais robusta
Um forte vinco na altura das maçanetas externas ajuda a delinear bem a "linha de cintura"
Por dentro, a aparência é mais convencional, com predominância de revestimentos escuros no painel e nas portas
Equipamentos e vida a bordo
Em relação ao espaço interno, o Kona tem dimensões parecidas com as do Volkswagen T-Cross
Medindo 4,20 m de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, é um SUV compacto e pode levar quatro pessoas com algum conforto
O espaço para as pernas no banco traseiro não é tão bom quanto o do Volkswagen e, diferentemente do T-Cross, não há saída de ar-condicionado para quem vai atrás
O Kona compensa isso ao trazer apoio de braço no assento traseiro, que também pode ser usado como porta-copos
A lista de equipamentos de conforto e conveniência é extensa e inclui ajustes elétricos nos bancos dianteiros
Os bancos dianteiros também são ventilados e aquecidos, enquanto o ar-condicionado é automático e traz botões físicos, o que é muito bom
Contudo, o sistema de climatização tem apenas uma zona de temperatura
O Hyundai também conta com freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, que mantém o carro travado até o condutor voltar a acelerar
Painel e a parte superior das portas têm revestimento de plástico rígido, mas o acabamento em geral é bom para um SUV compacto
Por dentro, também vale destacar a central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas requer o uso de fios
Por outro lado, existe recarga de celulares por indução, sem a necessidade de cabos
O painel de instrumentos também é digital e igualmente traz tela de 10,25 polegadas
A capacidade do porta-malas é de 374 litros, inferior à de SUVs com porte semelhante
Desempenho e consumo
Equipado com um motor 1.6 aspirado com injeção direta de gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque, o Kona também traz propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm
Com esse conjunto, a Caoa, importadora oficial da Hyundai, informa potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm
São números compatíveis com o desempenho do SUV compacto, que é bastante ágil, principalmente na cidade
As suspensões e os pneus de perfil alto proporcionam bastante conforto, combinado com uma condução precisa
Por padrão, o Kona roda no modo econômico, que prioriza o baixo consumo de combustível
E o SUV entrega esse baixo consumo: obtive média superior a 20 km/l na cidade
Tamanha economia acontece porque, no ciclo urbano, o Hyundai roda predominantemente com o motor elétrico
O motor a combustão funciona a maior parte do tempo como um gerador, mas também traciona o carro ao pisar mais fundo no acelerador
As baterias de 1,56 kWh também são recarregadas nas frenagens e nas desacelerações
Na estrada, o consumo é ligeiramente maior, diferentemente de carros a convencionais a combustão, porque o motor elétrico é menos acionado
O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas traz trocas bem rápidas e suaves
Ao deslocar a respectiva alavanca para a esquerda, você ativa o modo esportivo e o carro fica bem mais esperto
Mesmo assim, principalmente no ciclo rodoviário, o desempenho está longe de ser esportivo: essa não é a proposta do Kona Hybrid, focado na eficiência energética
Segurança
Esse é um dos destaques do Hyundai Kona Hybrid
A maior parte das tecnologias que ele traz é focada na segurança
De série, ele traz vários assistentes à condução: leitor de placas de trânsito, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa, que esterça o volante sozinho
O SUV também é equipado com sensores de pressão dos pneus e heads-up display: uma tela transparente junto ao para-brisa que exibe informações como velocidade, limite de velocidade e a distância relativa a radares - o Kona tem navegação GPS nativa
O Hyundai também traz airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
Mercado
O Kona que acaba de chegar ao Brasil é da primeira geração, enquanto a segunda acaba de ser apresentada na Europa
Mesmo assim, está longe de ser um automóvel desatualizado e com visual datado
Pelo contrário: tem design que chama a atenção por onde passa e traz muita tecnologia a bordo
Com preço de R$ 170 mil, o Kona "brasileiro" compensa tudo isso e chega bastante competitivo para quem está de olho no seu primeiro carro eletrificado
Portanto, o Kona Hybrid é um carro que vale a pena colocar na garagem: anda bem, é bonito e tecnológico e bebe pouco
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Motorização
1.6 16v, injeção direta, aspirado associado com propulsor elétrico
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
141 cv combinados
Torque (kgf.m)
27 kgfm combinados
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
Não informada
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
19,6 (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
17,4 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automatizado com dupla embreagem, 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica progressiva
Suspensão Dianteira
Independente do tipo McPherson
Suspensão Traseira
Independente do tipo Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
205/60 R16
Rodas
16 polegadas
Altura (mm)
1.565
Comprimento (mm)
4.205
Entre-eixos (mm)
2.600
Largura (mm)
1.800
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.437
Porta-malas (L)
374
Tanque (L)
38
Garantia
5 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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