Topo

Hyundai Kona: como é o novo SUV 'diferentão' que faz 20 km/l na cidade

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/08/2023 04h04

O ano de 2023 tem sido marcado por uma verdadeira enxurrada de lançamentos de carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro.

Marcas tradicionais e montadoras chinesas que têm chegado ao nosso país estão investindo nesse tipo de tecnologia e a concorrência faz com que os preços caiam ao consumidor.

A Hyundai segue essa tendência e também oferece um veículo eletrificado no Brasil: o Hyundai Kona, que acaba de ser lançado aqui em versões híbrida e 100% elétrica.

Trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da Hyundai, o Kona não se destaca somente pela aparência arrojada.

Na configuração híbrida, que combina motor 1.6 a gasolina com propulsor elétrico, traz consumo médio superior a 20 km/l na cidade.

Além disso, conta com muitos itens tecnológicos e preços competitivos: R$ 169.990 para a versão híbrida e R$ 219.990 para a opção totalmente elétrica

Confira a seguir a avaliação do Hyundai Kona Hybrid e saiba tudo o que ele oferece.

Hyundai Kona Hybrid

Preço

R$ 169.990
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Preço
  • Equipamentos de segurança
  • Consumo
  • Design

Pontos Negativos

  • SUV já tem nova geração no Exterior

Veredito

O Hyundai Kona é um SUV compacto cheio de estilo, bem equipado e eficiente. Por R$ 170 mil, traz muita tecnologia, com destaque para os assistentes à condução. Para quem busca um SUV compacto com esses recursos e está de olho em um automóvel híbrido capaz de fazer mais de 20 km/l, a novidade da Hyundai no Brasil é uma opção que vale a pena considerar.

Design

Hyundai Kona Hybrid frente dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para quem gosta de carros com visual diferente, o Kona é um prato cheio

Da mesma forma que o Creta, traz na dianteira conjunto ótico dividido: rente aos faróis estão as luzes de condução diurna de LEDs; os faróis, também full-LED, ficam mais abaixo, juntamente com os piscas. Já os faróis de neblina têm lâmpadas halógenas e ficam mais perto da base do para-choque

Na traseira, o sistema de sinalização também é dividido: mais acima, com formato horizontal, ficam as lanternas e as luzes de freios; abaixo, ficam as setas e a luz de ré

Na base dos para-choques e nas laterais, o carro traz uma espécie de moldura, enquanto as caixas de roda têm molduras de plástico que deixam a aparência mais robusta

Um forte vinco na altura das maçanetas externas ajuda a delinear bem a "linha de cintura"

Por dentro, a aparência é mais convencional, com predominância de revestimentos escuros no painel e nas portas

Equipamentos e vida a bordo

Hyundai Kona Hybrid multimídia - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em relação ao espaço interno, o Kona tem dimensões parecidas com as do Volkswagen T-Cross

Medindo 4,20 m de comprimento e 2,60 m de distância entre-eixos, é um SUV compacto e pode levar quatro pessoas com algum conforto

O espaço para as pernas no banco traseiro não é tão bom quanto o do Volkswagen e, diferentemente do T-Cross, não há saída de ar-condicionado para quem vai atrás

O Kona compensa isso ao trazer apoio de braço no assento traseiro, que também pode ser usado como porta-copos

A lista de equipamentos de conforto e conveniência é extensa e inclui ajustes elétricos nos bancos dianteiros

Os bancos dianteiros também são ventilados e aquecidos, enquanto o ar-condicionado é automático e traz botões físicos, o que é muito bom

Contudo, o sistema de climatização tem apenas uma zona de temperatura

O Hyundai também conta com freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, que mantém o carro travado até o condutor voltar a acelerar

Painel e a parte superior das portas têm revestimento de plástico rígido, mas o acabamento em geral é bom para um SUV compacto

Por dentro, também vale destacar a central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas requer o uso de fios

Por outro lado, existe recarga de celulares por indução, sem a necessidade de cabos

O painel de instrumentos também é digital e igualmente traz tela de 10,25 polegadas

A capacidade do porta-malas é de 374 litros, inferior à de SUVs com porte semelhante

Desempenho e consumo

Hyundai Kona Hybrid frente dinâmica chapada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Equipado com um motor 1.6 aspirado com injeção direta de gasolina de 105 cv e 15 kgfm de torque, o Kona também traz propulsor elétrico de 43,5 cv e 17,3 kgfm

Com esse conjunto, a Caoa, importadora oficial da Hyundai, informa potência combinada de 141 cv e torque combinado de 27 kgfm

São números compatíveis com o desempenho do SUV compacto, que é bastante ágil, principalmente na cidade

As suspensões e os pneus de perfil alto proporcionam bastante conforto, combinado com uma condução precisa

Por padrão, o Kona roda no modo econômico, que prioriza o baixo consumo de combustível

E o SUV entrega esse baixo consumo: obtive média superior a 20 km/l na cidade

Tamanha economia acontece porque, no ciclo urbano, o Hyundai roda predominantemente com o motor elétrico

O motor a combustão funciona a maior parte do tempo como um gerador, mas também traciona o carro ao pisar mais fundo no acelerador

As baterias de 1,56 kWh também são recarregadas nas frenagens e nas desacelerações

Na estrada, o consumo é ligeiramente maior, diferentemente de carros a convencionais a combustão, porque o motor elétrico é menos acionado

O câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas traz trocas bem rápidas e suaves

Ao deslocar a respectiva alavanca para a esquerda, você ativa o modo esportivo e o carro fica bem mais esperto

Mesmo assim, principalmente no ciclo rodoviário, o desempenho está longe de ser esportivo: essa não é a proposta do Kona Hybrid, focado na eficiência energética

Segurança

Hyundai Kona Hybrid Segurança - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esse é um dos destaques do Hyundai Kona Hybrid

A maior parte das tecnologias que ele traz é focada na segurança

De série, ele traz vários assistentes à condução: leitor de placas de trânsito, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de manutenção de faixa, que esterça o volante sozinho

O SUV também é equipado com sensores de pressão dos pneus e heads-up display: uma tela transparente junto ao para-brisa que exibe informações como velocidade, limite de velocidade e a distância relativa a radares - o Kona tem navegação GPS nativa

O Hyundai também traz airbags frontais, laterais e de cortina, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Mercado

Hyundai Kona Hybrid traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Kona que acaba de chegar ao Brasil é da primeira geração, enquanto a segunda acaba de ser apresentada na Europa

Mesmo assim, está longe de ser um automóvel desatualizado e com visual datado

Pelo contrário: tem design que chama a atenção por onde passa e traz muita tecnologia a bordo

Com preço de R$ 170 mil, o Kona "brasileiro" compensa tudo isso e chega bastante competitivo para quem está de olho no seu primeiro carro eletrificado

Portanto, o Kona Hybrid é um carro que vale a pena colocar na garagem: anda bem, é bonito e tecnológico e bebe pouco

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6 16v, injeção direta, aspirado associado com propulsor elétrico

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 141 cv combinados

  • Torque (kgf.m)

  • 27 kgfm combinados

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • Não informada

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informada

  • Consumo cidade (km/l)

  • 19,6 (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 17,4 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • Automatizado com dupla embreagem, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica progressiva

  • Suspensão Dianteira

  • Independente do tipo McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente do tipo Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/60 R16

  • Rodas

  • 16 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.565

  • Comprimento (mm)

  • 4.205

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.600

  • Largura (mm)

  • 1.800

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.437

  • Porta-malas (L)

  • 374

  • Tanque (L)

  • 38

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.