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Nova Meteor 350 chega por R$ 17.990 como única opção de moto custom média

Royal Enfield Meteor 350 terá três versões: Stellar, Supernova e Fireball (da esq. para a dir.) - Arthur Caldeira/Infomoto
Royal Enfield Meteor 350 terá três versões: Stellar, Supernova e Fireball (da esq. para a dir.)
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Colunista do UOL

10/07/2021 04h00

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Atualmente, o motociclista que procura uma moto custom de média capacidade não encontra opções no mercado brasileiro. Existe um enorme vazio entre as pequenas Dafra Horizon e HaoJue Chopper de 150 cc e os modelos maiores, como a Kawasaki Vulcan 650 e as enormes Harley-Davidson, já com 1.800 cc e preços a partir de R$ 90 mil.

A nova Royal Enfield Meteor 350 quer ocupar esse nicho, tão carente de opções. A moto do estilo cruiser, também chamada de estradeira ou custom, chega ao País agora em três versões, com preço a partir de R$ 17.990.

"Ela praticamente não tem concorrentes", afirma, com razão, Claudio Giusti, diretor-executivo da Royal Enfield no Brasil. Seja para quem procura estilo diferenciado, para o uso urbano, ou mais conforto, para rodar na estrada, a Meteor 350 é a única opção de custom média no mercado nacional.

Segundo Giusti, a novidade deve ajudar a marca a alcançar 10% de market share no segmento entre 250 cc e 750 cc. Otimista, o executivo acredita que o primeiro lote importado, de apenas 200 unidades, será insuficiente para atender à demanda. A pequena quantidade é consequência da pandemia que paralisou as fábricas na Índia e também causou falta de componentes e insumos.

Instalada há quatro anos no país, a subsidiária da Royal Enfield emplacou 2.314 unidades no primeiro semestre deste ano. No início de julho, inaugurou sua 16ª concessionária, em São José dos Campos no interior do Estado de São Paulo, e pretende chegar a 20 lojas até o final deste ano.

Meteor 350 - Divulgação - Divulgação
Nova Meteor é opção para quem procura estilo diferenciado, para rodar na cidade, e conforto, para viajar
Imagem: Divulgação

Para atingir seu objetivo, o diretor-executivo revelou que a marca terá uma linha de montagem em Manaus (AM) em breve, mas não confirmou a data do início da operação. Considerada crucial pela matriz, a produção em solo nacional dará mais fôlego para a subsidiária brasileira e tornará a operação mais rentável no Brasil.

Uma moto, três versões

A nova Meteor 350 será vendida no Brasil em três versões: Fireball, Stellar e Supernova. Mudam apenas o acabamento, acessórios e o preço, claro. Todas são montadas sobre o mesmo chassi e usam um inédito motor de um cilindro e 349 cm³.

Desenvolvida do zero, nos centros técnicos na Inglaterra e na Índia, a Meteor 350 é o segundo modelo internacional da Royal Enfield. Assim como as bicilíndricas de 650 cc, a nova moto mostra a evolução da marca em termos de acabamento.

"Essa é nossa proposta para um novo momento da marca no mercado fora da Índia. Essa é uma moto com o puro DNA da Royal Enfield", afirma Claudio Giusti.

motor Meteor 350  - Divulgação - Divulgação
Motor de um cilindro e 349 cm³ produz 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque a 4.000 giros
Imagem: Divulgação

Além das linhas clássicas do design, o motor de um cilindro segue a arquitetura tradicional da Royal, mas tem comando de válvulas no cabeçote, acionado por corrente. Com pistão de longo curso (85,8 mm), o monocilíndrico gira pouco e privilegia o torque em detrimento da potência.

Arrefecido a ar e alimentado por injeção eletrônica, produz 2,75 kgf.m de toque máximo já a 4.000 giros e 20,2 cavalos de potência a 6.100 rpm. O câmbio tem cinco velocidades e a embreagem é do tipo multidisco banhada a óleo.

Na parte ciclística, o quadro berço duplo em aço conta com suspensões convencionais: garfo telescópico com 130 mm de curso, na dianteira; e dois amortecedores, com regulagem na pré-carga da mola, na traseira.

As rodas de liga-leve usam pneus sem câmara, nas medidas 100/90-19, na frente, e 140/70-17, atrás. Ambas têm freio a disco, com sistema ABS de dois canais.

A Meteor 350 pesa 191 kg, pronta para rodar. O tanque tem capacidade para 15 litros de gasolina.

painel meteor 350 - Divulgação - Divulgação
Painel se conecta ao smartphone e tem sistema de navegação simplificado, baseado no Google Maps
Imagem: Divulgação

Vale destacar ainda o painel, com dois mostradores redondos. O maior traz velocímetro analógico e uma pequena tela digital, com marcador de combustível, indicador de marcha, relógio e hodômetros.

Já o menor é o Tripper, sistema de navegação curva a curva desenvolvido pela Royal Enfield. Por meio de um aplicativo, o Tripper permite conectar o smartphone à moto. Baseado no Google Maps, o navegador mostra de forma simplificada as direções de um destino na pequena tela colorida.

Conheça os preços* e as características de cada uma das versões da nova Royal Enfield Metero 350.

Fireball - R$ 17.990

Meteor 350 Fireball  - Divulgação - Divulgação
Minimalista, Fireball tem cores sólidas e escapamento pintado de preto
Imagem: Divulgação

Versão mais barata, a Fireball não tem acessórios e seu escapamento é pintado de preto. Será vendida nas cores sólidas, amarela e vermelha.

Stellar - R$ 18.490

Meteor 350 Stellar - Divulgação - Divulgação
Stellar já vem com o popular sissy-bar e tem mais cromados
Imagem: Divulgação

Versão intermediária, por assim dizer, a Stellar tem emblema em alto-relevo, escapamento cromado e encosto de garupa (sissy-bar) de série. As opções de cores metálicas são vinho e azul.

Supernova - R$ 18.990

Meteor 350 Supernova - Divulgação - Divulgação
Supernova já vem de fábrica com sissy-bar e para-brisa
Imagem: Divulgação

Versão mais cara e equipada da Meteor 350, a Supernova traz sissy-bar e para-brisa de série. Suas rodas têm detalhes usinados, o escapamento é cromado e o tanque tem pintura metálica em dois tons. Disponível nas opções azul/preto e marrom.

* Preço público sugerido não inclui frete, tabelado em R$ 1 mil, segundo a empresa