PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Queiroga diz que 1,5 mi de doses de vacina da Janssen chegam amanhã

Ministro Saúde, Marcelo Queiroga disse que 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chega amanhã ao Brasil - Jefferson Rudy/Agência Senado
Ministro Saúde, Marcelo Queiroga disse que 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chega amanhã ao Brasil Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Ricardo Brito

21/06/2021 13h42

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que um lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra a covid-19 chegará ao Brasil amanhã, uma semana depois do previsto anteriormente.

"Em relação à vacina da Janssen, senador, essas vacinas estavam previstas, no nosso calendário, para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses; inicialmente negociamos com a Janssen, e eles iriam nos antecipar, na semana passada, 3 milhões de doses; lamentavelmente, não foi possível a chegada desses 3 milhões de doses", disse.

"Mas já antecipo aqui, em primeira mão, que amanhã devem chegar ao aeroporto... de Guarulhos 1,5 milhão de doses da vacina Janssen. São vacinas úteis, como as outras, mas essa é uma dose única, o que permite uma imunização mais rápida", emendou ele.

A quantidade de doses anunciada pelo ministro durante audiência no Senado é a metade do número que ele havia anunciado no dia 8 de junho, quando previu para a semana passada a chegada de 3 milhões de doses do imunizante.

O secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz, disse durante o encontro virtual que a previsão de chegada do lote de 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen é para amanhã, às 6h45 (de Brasília), no Aeroporto de Guarulhos.

"Estamos trabalhando ainda para tentar algumas confirmações ainda esta semana para doses adicionais desse novo imunizante, que passará a integrar, então, o PNI", destacou Cruz.

Ao contrário da maioria das vacinas contra covid-19, que é aplicada em duas doses, a vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, é aplicada em dose única, o que significa que o montante anunciado por Queiroga será suficiente para completar o esquema vacinal de 1,5 milhão de brasileiros.

Saúde