BBB 24: Alane arranca pele do pé com o dente; quais os riscos?

A modelo Alane foi flagrada pelas câmeras do BBB 24 usando a boca para tirar uma "pelinha" do pé. Não é a primeira vez que isso acontece no programa: Paula roeu as unhas do pé na edição passada. E, verdade seja dita, muitas pessoas usaram as redes sociais para confessar que também já fizeram algo parecido.

Parece inofensivo, mas mordiscar as unhas —das mãos ou dos pés— pode fazer mal à saúde. Ao colocá-las na boca, o principal risco é transportar centenas de bactérias e vírus para dentro do organismo.

Pode causar desde uma infecção no sistema digestório e crises de diarreia a doenças como herpes, sapinho e faringite.

Os riscos de roer as unhas

Não é possível estimar exatamente quantos germes "moram" nas unhas —isso varia dependendo da higiene de cada pessoa. Mas existem bactérias e sujeiras embaixo das unhas que podem ser transportadas do organismo para a boca, inclusive a E. coli e a salmonela.

Outra infecção comum é a paroníquia, que pega todo o tecido ao redor da unha. Além de lesionada, essa área ganha aspecto de unha encravada, com vermelhidão, inchaço, dor e pode produzir pus, sangrar e evoluir para uma infecção nos ossos (osteomielite) e deformidades.

As unhas do pé, por serem grandes e mais duras, tem mais potencial de irritar o intestino. E tudo o que entra pela boca pode afetar o corpo inteiro.

O ato repetitivo de mordiscar as unhas, ou mesmo pontas de lápis e canetas, afeta todo um sistema que abrange ossos, músculos, nervos, vasos sanguíneos, língua e dentes. Dessa forma, vira um fator de risco para o desenvolvimento de uma DTM [disfunção temporomandibular], cujos sintomas incluem dificuldade para mastigar alimentos, abrir a boca, além de zumbidos nos ouvidos. Carla Guth, psicóloga especializada pelo Instituto Sedes Sapientiae

Outras possíveis consequências de roer as unhas:

Continua após a publicidade
  • Deformação nos dentes ou o desgaste prematuro;
  • Levar os dentes a mudarem de posição, afetando a oclusão dental ou a mordida;
  • Irritar o trato gastrointestinal, que pode aumentar a produção de suco gástrico, levando a episódios de refluxo.

Por que as pessoas roem a unha

Roer as unhas é uma manifestação comum de ansiedade. Mas há casos em que a onicofagia, nome científico para o hábito de roer unhas, está relacionada a doenças da mesma família do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Casos de onicofagia geralmente são notados no final da infância, entre os sete e os dez anos.

Como agir

Repreender ou criticar não é o melhor a se fazer. Pelo contrário, ao fazer isso o risco de essas manias serem repetidas é maior, pois depois delas vêm a sensação de culpa, que gera ansiedade, estresse e um ciclo vicioso. A recomendação é ignorar esses comportamentos enquanto ocorrem e depois perguntar à pessoa o que ela sente, para entender seus motivos.

A busca por ajuda deve acontecer quando o comportamento afeta a saúde física e emocional, a qualidade de vida, a produtividade e as relações sociais. Por isso, é preciso identificá-lo o quanto antes e pensar em estratégias para evitar o momento dos 'gatilhos'. Novas atividades, medição, ioga. Muitas vezes, o tratamento é interdisciplinar e deve envolver a família, o psicólogo e o psiquiatra e mesmo professores de terapias complementares. Carla Guth

Deixe seu comentário

Só para assinantes