Futebol e cerveja: mistura pode ser perigosa para o coração, diz professor

Aos fins de semana, futebol regado a cerveja e churrasco é quase tradição para muitos brasileiros. Mas será que a saúde dos "atletas de fim de semana" está mesmo pronta para entrar em campo?

O futebol recreativo pode ser uma atividade física de alta intensidade e, para muitos, é o único exercício da semana. O coração vai a mil e ao invés de água e uma refeição balanceada, o pós-treino é composto de álcool e gordura animal.

A combinação não é necessariamente perigosa, desde que seja feita com moderação e bom senso. Mas o risco à saúde pode ser maior dependendo da condição do indivíduo, segundo o educador físico Bruno Rosa.

"O que acontece muitas vezes é que junto do futebol, que é a única atividade que a pessoa pratica naquela semana, ela quer performar igual performava alguns anos atrás, a hidratação do domingo de sol não necessariamente é com água e o pré-treino e pós-treino não necessariamente são uma refeição leve", disse ele, durante participação no sexto episódio da 9ª temporada do Conexão VivaBem.

Então, o pessoal começa a correr muito para pegar a bola na mesma velocidade que pegava antigamente, sai, bebe uma cerveja, come uma carne e volta para fazer a mesma coisa. Aí sim o risco existe. Bruno Rosa, educador físico.

O maior perigo da combinação entre o esforço e o coração frágil é o mal súbito. Para evitar este risco, cartão amarelo para o excesso de álcool: uma dica é alternar o consumo da cerveja com água. Carne com gordura também deve ser consumida com moderação.

Além disso, se você não pratica atividade física com regularidade, pegue mais leve na pelada. Quem tem condições médicas preexistentes, como problemas cardíacos, também deve consultar um médico antes de se envolver em atividades físicas intensas.

Faz mal treinar só aos fins de semana?

Fazer exercício apenas aos sábados e domingos não é um problema em si. Pelo contrário: a prática também pode trazer benefícios para a saúde.

Continua após a publicidade

"Para pessoas que não têm tempo nenhum e não conseguem priorizar atividade física de segunda a sexta, é melhor que você faça sábado e domingo do que não fazer nada", orienta Rosa.

"Até porque, se você fizer de uma forma progressiva, você vai colher os benefícios do exercício", garante o educador, acrescentando a importância de fazer tudo com orientação de um especialista.

Deixe seu comentário

Só para assinantes