Volta da máscara? Como se cuidar com alta de internações por covid em SP

As internações por covid-19 aumentaram em 76% dos hospitais privados de São Paulo, tanto em leitos de enfermaria quanto em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Os dados são de levantamento do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) publicado na última segunda-feira (23) pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Outros estados, como Santa Catarina e Paraná, também estão reportando aumento dos casos da doença.

O Ministério da Saúde atualizou as orientações para quem está contaminado com a covid-19 em junho. Veja como proceder se você está infectado:

Estou com sintomas, o que faço?

A orientação é para que o paciente procure atendimento imediatamente se tiver febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, características da doença.

Já nos primeiros sintomas, ainda que a infecção por covid-19 não tenha sido confirmada, o paciente deve evitar contato físico com outras pessoas, incluindo familiares.

Idosos e doentes crônicos devem ser ainda mais protegidos.

Devo ficar em isolamento?

Segundo o ministério, quem estiver com covid-19 confirmada por exame laboratorial ou clínico, ou que ainda não tenha coletado a amostra, deve iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente.

Continua após a publicidade

Por quanto tempo devo ficar isolado?

O isolamento pode ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas se o paciente estiver sem febre há pelo menos 24 horas (sem o uso de remédios) e sem sintomas respiratórios.

Nesse caso, não é preciso fazer um novo teste.

Se o paciente fizer um teste, o isolamento pode ser suspenso no 5º dia completo de sintomas se o resultado for negativo. Além disso, o paciente precisa estar sem febre por 24 horas (sem medicamentos) e sem sintomas respiratórios.

Nos dois casos, a máscara de proteção deve ser usada até 10º dia completo do início dos sintomas.

Se o teste der positivo após o 5º dia ou o paciente ainda tiver sintomas, a orientação é para que o isolamento seja mantido até o 10º dia completo.

Continua após a publicidade

O ministério alerta que testes rápidos de antígeno não são recomentados para reduzir o período de isolamento, tanto para casos leves quanto para os que foram confirmados em laboratório, já que o paciente pode cometer erros na hora de coletar a amostra.

Preciso usar máscara?

O ministério recomenda que, desde o início dos sintomas, o paciente use a máscara bem ajustada ao rosto em casa ou em público.

Os modelos ideais são o cirúrgico ou PFF2/N95.

Posso ter contato com outras pessoas?

O ideal é evitar contato com outras pessoas, principalmente as que apresentam fatores de risco para a doença.

Continua após a publicidade

Aglomerações, locais em que não é possível usar a máscara o tempo todo (como restaurantes e bares) e viagens também devem ser evitados.

Como prevenir o contágio

A principal forma para prevenir as formas graves da covid-19 é a vacina.

Outras medidas também são importantes, como limitar o contato próximo com quem está infectado.

A distância física ideal é de pelo menos um metro entre as pessoas em público.

Ventilar ambientes fechados também previne a transmissão.

Continua após a publicidade

A higienização das mãos reduz a transmissão não só da covid-19, mas também de outras doenças. Ela pode ser feita com álcool 70% ou com água e sabão.

Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca. Depois, descarte o lenço utilizado.

Evite tocar olhos, nariz e boca, principalmente se suas mãos não estiverem higienizadas.

O uso de máscaras é necessário dentro das unidades de saúde, mesmo se a pessoa não for trabalhador da área. Também é recomendado se a pessoa apresentar sintomas gripais, se tiver fatores de risco ou se estiver em situações de maior risco de contaminação (como em locais fechados ou com aglomeração).

Deixe seu comentário

Só para assinantes