Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


É bom? Dá para prevenir? Tem cirurgia? Médica tira 10 dúvidas sobre o suor

Colaboração para VivaBem

16/03/2022 15h27

No 15º episódio da segunda temporada do Conexão VivaBem, Mariana Ferrão bateu um papo com Adriana Vilarinho, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, sobre suor. A médica tirou 10 dúvidas sobre a questão.

1) Quando o suor pode ser um problema?

Quando ele é excessivo e a pessoa se queixa que está transpirando muito, que fica com a famosa 'pizza' embaixo do braço. Um outro indício de problema é quando o suor se torna incompatível com o dia a dia do indivíduo, ele precisa estar sempre secando as mãos ou levar uma camiseta extra para trocar durante o dia.

2) Há alimentos que aumentam o suor?

Sim, os alimentos mais termogênicos, como cebola, alho, cafeína, excesso de chá verde, álcool. "Todos eles aumentam a taxa de transpiração e você tem uma liberação maior de adrenalina, então a pessoa sua mais", comenta a dermatologista.

Ainda segundo ela, nenhum alimento diminui o suor em si, mas alguns podem ajudar a diluir o odor forte, como a clorofila, todos os muito verdes e a maçã.

3) Tem como prevenir o suor?

Existem alguns recursos como os cremes antiperspirantes e a aplicação de toxina botulínica para a sudorese no local.

Além disso, manter a higienização com o uso de um sabonete antisséptico e secar bem a região é super importante.

4) Mulheres suam mais em alguma fase do ciclo menstrual?

Sim, geralmente quando há um aumento da fase mais estrogênica o suor pode piorar. Essa piora também pode ocorrer em homens e mulheres que fazem reposição de testosterona. Segundo Adriana, existem alguns hormônios que aumentam a sudorese e mudam o seu odor.

Além disso, mulheres na menopausa também podem sofrer com os suores noturnos.

5) Quando a cirurgia é indicada?

Primeiro é preciso investigar por que a pessoa sua tanto para tratar a causa. Existem medicamentos —como os antidepressivos—, hormônios, alimentos e até doenças, como o câncer, que podem causar sudorese excessiva. "Lógico que nem toda sudorese excessiva é um sinal de câncer", adverte Adriana.

A médica explica que a cirurgia é indicada quando o suor se torna um desconforto para o paciente, ele não consegue ter uma vida social normal e natural.

"É feita uma secção do nervo e a pessoa para de transpirar. Normalmente é do nervo para cima, então é muito bom para quem transpira na cabeça, nas axilas, nas mãos."

6) Por que o suor é benéfico?

Porque ele faz um equilíbrio da temperatura corporal natural. Adriana cita um trabalho recente que aponta as pessoas que suam acabam tendo uma regeneração melhor da pele, tem até um estímulo de colágeno. "O suor não é de todo ruim", comenta a médica.

7) Adolescente pode usar toxina botulínica para controlar o suor?

Segundo Adriana, sim. "Não existe um trabalho específico mostrando isso, mas nós percebemos que quem faz toxina na axila com o tempo cada vez vai suando menos. Inicialmente, tem uma durabilidade de 6 a 8 meses, a pessoa faz uma vez por ano próximo ao verão, tipo outubro, e com o tempo alguns vão parando de suar."

8) Como diminuir o suor no dia a dia?

Beba bastante água e evite ficar em lugares muito quentes para não favorecer a transpiração.

Para quem sua muito, a dermatologista orienta a fazer uma boa higienização das axilas, lavar com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Após lavar, a pessoa deve secar bem a região e aplicar o desodorante, com ou sem cheiro —os dois têm a mesma função. Isso ajudará a diminuir o risco de odor. As mãos também devem estar sempre limpas e secas.

9) Existe alguma receita caseira para diminuir o suor?

Adriana compartilha uma bem simples. Após fazer uma boa higienização, aplique leite de magnésia à noite. "Como ele é mais básico, o nosso suor é mais ácido, se ele é muito concentrado, você faz um equilíbrio e diminui muito a proliferação bacteriana fúngica, e diminui muito o odor."

Toda semana, convidados especiais e especialistas vão conversar com a Mari sobre saúde, alimentação e equilíbrio mental de um jeito leve e divertido. Fique ligado em VivaBem e em nossas redes sociais para acompanhar toda a programação.