Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Após cirurgia, idoso fica 3 anos sem conseguir fechar os olhos normalmente

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo

23/01/2022 11h45

O aposentado, Pete Broadhurst, de 79 anos, ficou três anos sem conseguir fechar ou abrir os olhos normalmente, após uma cirurgia plástica. Tudo começou em 2019, quando o britânico gastou 11.000 libras (cerca de R$ 80 mil) em um procedimento estético para reduzir o inchaço de suas bochechas.

A cirurgia não foi bem-sucedida e, após o tratamento, ele ficou com as bochechas ainda maiores e chegou a descrevê-las em uma como "bochechas de hamster inchadas".

Depois de dois anos, e muitas frustrações, Broadhurst foi em busca de uma cirurgia corretiva. Ele recebeu um lifting de pescoço, blefaroplastia sob os olhos e uma rinoplastia durante uma cirurgia que durou nove horas.

A cirurgia resultou no desenvolvimento de um ectrópio, uma condição em que as pálpebras inferiores se afastam do globo ocular. Desde então, o aposentado não conseguiu fechar ou abrir completamente os olhos.

Para dormir, ele precisa colocar uma fita adesiva para manter os olhos fechados, além de usar um colírio oito vezes ao dia para evitar que os olhos sequem.

Inicialmente, o aposentado foi informado de que a condição era temporária e se resolveria com o tempo. Quando isso não aconteceu, ele foi submetido a uma nova cirurgia para fazer a correção, dessa vez, em outro hospital. Contudo, até hoje, ele ainda não voltou ao normal.

"Meus olhos estavam distorcidos, eu mal podia ver. Ela levantou minha pálpebra esquerda e meu olho direito tinha um pisca-pisca no canto. Nunca melhorou novamente", disse.

A cirurgia de reparo trouxe algumas melhorias, mas Broadhurst segue em tratamento. Procurado pela imprensa britânica, um porta-voz do hospital onde ele fez a cirurgia plástica disse ao jornal britânico Wales Online que não podia dar detalhes de casos individuais, mas afirmou que o cirurgião que a realizou foi suspenso por outro assunto.