Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pessoas que recusaram vacina em São Paulo poderão voltar aos postos hoje

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 2.167 pessoas estavam com o direito à vacinação suspensos temporariamente - iStock
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 2.167 pessoas estavam com o direito à vacinação suspensos temporariamente Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2021 09h46

A Prefeitura de São Paulo informou que os 'sommeliers' de vacina, ou seja, aqueles que se recusaram a tomar o imunizante contra a covid-19 devido à marca, poderão procurar os postos de vacinação a partir de hoje.

A decisão ocorre após a conclusão do cronograma de vacinação da população adulta da capital. A cidade atingiu 100% do público-alvo vacinado com a primeira dose, informou a administração municipal na última terça-feira (17).

Segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde), 2.167 pessoas estavam com o direito à vacinação suspenso temporariamente. Com a medida, eles voltam a fazer parte do cronograma de vacinação, mas continuam sem poder escolher a marca do imunizante, de acordo com lei municipal.

Documentos e pré-cadastro

Para garantir as doses à população de São Paulo, a secretaria reforçou a obrigatoriedade de o cidadão apresentar no ato da vacinação um comprovante de residência na capital, documentos pessoais, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome do munícipe, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já não é obrigatório, mas agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação.

A lista completa de postos pode ser encontrada no Vacina Sampa.