Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Butantan recebe insumos para produzir 7 milhões de doses da CoronaVac

18.ago.2021 - Chegada de insumos para produção da CoronaVac em Guarulhos - Divulgação/Governo de São Paulo
18.ago.2021 - Chegada de insumos para produção da CoronaVac em Guarulhos Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2021 08h31

Um lote com 4 mil litros de insumo para a fabricação da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de ontem.

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a quantidade é suficiente para a produção de mais 7 milhões de doses do imunizante.

Os insumos passarão pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um processo de controle de qualidade antes de ser disponibilizado para a população por intermédio do Ministério da Saúde, informou o governo paulista.

Na manhã de ontem, foram liberadas mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). As unidades foram produzidas a partir dos 12 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebidos pelo Butantan em julho.

Desde janeiro, 74,8 milhões de doses da vacina foram entregues ao país, segundo o governo de São Paulo.

Eficácia de até 77% contra casos graves da delta

A CoronaVac apresentou proteção entre 69,5% e 77,7% contra casos graves da covid-19 gerados pela variante delta. Os dados foram divulgados pelo governo de São Paulo em uma coletiva de imprensa realizada ontem e remontam a um estudo conduzido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, em parceria com a Escola de Saúde Pública da Província de Guandong.

O artigo "Effectiveness of Inactivated COVID-19 Vaccines Against Covid-19 Pneumonia and Severe Illness Caused by the B.1.617.2 (Delta) Variant: Evidence from an Outbreak in Guangdong, China" foi enviado para publicação na revista científica The Lancet, a mais renomada da área médica. A divulgação foi realizada pela página oficial da revista, por meio de pré-prints. Esse esquema é adotado quando os artigos científicos ainda não têm a revisão feita pelos pares.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou hoje que, ao todo, foram acompanhadas 10.813 pessoas no estudo que tenta comprovar a eficácia da CoronaVac. A efetividade do imunizante preveniu em relação à pneumonia, que é um dos quadros mais agudos da doença.