Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


SP: site sobre vacinas na capital passa a exibir disponibilidade de 2ª dose

Doses preparadas da vacina da AstraZeneca; São Paulo passa a informar marcas de imunizantes disponíveis em cada posto - Lennart Preiss/AFP
Doses preparadas da vacina da AstraZeneca; São Paulo passa a informar marcas de imunizantes disponíveis em cada posto Imagem: Lennart Preiss/AFP

Do VivaBem, em São Paulo

30/07/2021 12h17

O site da prefeitura de São Paulo De Olho na Fila passou a informar hoje a disponibilidade de cada uma das vacinas contra covid-19 nos pontos de imunização. A ideia é ajudar na aplicação de 2ª dose na capital. A informação não vale para a 1ª dose.

A iniciativa já havia sido anunciada no começo da semana. A prefeitura quer evitar que pessoas se dirijam a locais de vacinação que, por algum motivo, não estejam aplicando determinada marca para completar a imunização.

"É importante que a população acesse a internet e utilize mais esse recurso desenvolvido pela secretaria para otimizar o tempo das pessoas no momento da vacinação", disse o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido.

Vale ressaltar que a atualização só abrange a divulgação das doses disponíveis para 2ª dose. Quem ainda precisa iniciar o processo de imunização de acordo com o calendário só terá conhecimento da marca da vacina para aplicação quando chegar ao local.

'Filômetro'

Agora, ao acessar o site De Olho na Fila, é possível saber o tamanho da fila em cada um dos postos de vacinação e quais vacinas para 2ª dose estão disponíveis nestes locais. Até o momento, a cidade completa o esquema vacinal de quem tomou CoronaVac e AstraZeneca.

As pessoas não precisam tomar a segunda dose no mesmo posto onde recebeu a primeira.

Para a 1ª dose, a cidade de São Paulo iniciou hoje a aplicação em pessoas com 28 anos. A reportagem do UOL verificou falta de vacinas em pelo menos três postos de aplicação.