Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Prefeitura de SP vai informar qual vacina há em cada posto para 2ª dose

Do VivaBem, em São Paulo

26/07/2021 13h27Atualizada em 26/07/2021 14h26

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que a prefeitura da capital passará a informar ainda nesta semana quais as vacinas contra a covid-19 que estão disponíveis para a segunda dose em cada posto de vacinação.

Em entrevista ao UOL News Tarde, o secretário disse que a informação deve ser disponibilizada no site do "filômetro", que mostra o tamanho das filas nos postos de vacinação da cidade.

"Estamos correndo para termos nessa semana ainda na nossa plataforma a informação de qual é o tipo de imunizante disponível para que a pessoa não fique perambulando pelas unidades de saúde da cidade.
Edson Aparecido, em entrevista ao UOL News Tarde.

O secretário afirmou que as pessoas não precisam tomar a segunda dose no mesmo posto onde recebeu a primeira. Por isso, disponibilizar essa informação deve melhorar o fluxo de pessoas nos locais de vacinação.

Questionado sobre os postos que não separam as filas por primeira e segunda dose, Aparecido afirmou que é uma minoria e que só há fila única em locais onde a estrutura física não permite que se tenha duas filas de vacinação.

"Há lugares em que não há como separar porque é só uma portinha. Tudo o que é possível fazer para separar, estamos fazendo", declarou.

Prefeitura recua sobre vacinação de pessoas com 28 anos

Também questionado sobre o recuo da prefeitura em relação à vacinação das pessoas com 28 anos —que havia sido anunciada para esta quinta (29) e sexta-feira (30), mas foi suspensa—, o secretário negou que haja falta de vacina na capital.

Segundo ele, houve um erro na interpretação das doses que seriam enviadas ao município, e a prefeitura aguarda a confirmação da chegada de novas doses para seguir com o calendário de vacinação.

"Amanhã estamos iniciando uma nova faixa etária [29 anos] de vacinação e esperando a remessa de novas doses para iniciarmos uma nova faixa na sexta-feira", afirmou.

Eventos só com todos vacinados, diz secretário

Sobre a realização de eventos, como feiras e congressos, na cidade de São Paulo, Aparecido afirmou que a prefeitura só vai liberar essas aglomerações se todos os participantes estiveram completamente vacinados.

"Queremos a volta desses grandes eventos com segurança. Precisaríamos ter vacina para, com tranquilidade, fazer congressos, feiras, shows e a vida voltar à normalidade", disse.