Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 25,9 milhões de brasileiros completam vacinação, 12,27% da população

Brasil já tem quase 26 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil já tem quase 26 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

29/06/2021 20h03Atualizada em 29/06/2021 21h17

O Brasil superou nesta terça-feira (29) a marca de 25,9 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até o momento, 25.987.646 brasileiros receberam a dose de reforço ou a dose única da Janssen no combate à doença, o equivalente a 12,27% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Há quatro vacinas contra a covid-19 à disposição no Brasil hoje. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para o combate mais eficiente à doença. Já a Janssen necessita de apenas uma dose para completar o processo de imunização.

Primeira dose vacinação - 29/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Com relação aos imunizantes que precisam de duas doses, 1.165.441 brasileiros receberam a primeira delas nas últimas 24 horas. Nesta fase inicial, o total de vacinados chegou a 72.534.656, que correspondente a 34,25% da população nacional. A dose de reforço foi aplicada em 211.775 pessoas entre ontem e hoje. No mesmo intervalo de tempo, 183.600 indivíduos foram vacinados com a dose única da Janssen.

Mato Grosso do Sul permanece como líder entre os estados que, proporcionalmente, mais aplicaram a primeira dose: 40,67% de seus habitantes.

Em termos percentuais, os sul-mato-grossenses também estão à frente entre aqueles com o maior percentual de habitantes com imunização completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen: 17,05% da população local.

Dose completa vacinação - 29/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Saúde suspende contrato com Covaxin

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje a suspensão do contrato com a Precisa Medicamentos, representante no Brasil do laboratório indiano Bharat Biotech, para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, após indícios de irregularidades e suposta corrupção. O prazo para análise da CGU (Controladoria-Geral da União) é de pelo menos dez dias.

Por orientação da Controladoria-Geral da União, por uma questão de conveniência e oportunidade, decidimos suspender o contrato para que análises mais aprofundadas sejam feitas.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde

"Por outro lado, o Ministério da Saúde vai fazer uma apuração administrativa para verificar todos os aspectos da temática que foi suscitada a partir do final da semana passada. Assim que tivermos dados mais concretos, nós vamos comunicar os senhores da imprensa", acrescentou, em seguida.

A decisão ocorre um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser alvo de uma notícia-crime ao STF (Supremo Tribunal Federal), sob acusação de prevaricação.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!