Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


"A gente tende a celebrar demais a juventude", diz Nany People

De VivaBem, em São Paulo

24/06/2021 14h31

No primeiro painel do evento Ageless Talks, cujo tema foi "Etarismo: o preconceito de idade que afeta até a nossa saúde", que aconteceu hoje (24), Nany People, atriz e humorista, falou sobre o etarismo no universo trans no Brasil. "O Brasil é um país muito jovem, né? A gente tende a celebrar demais a juventude".

Além disso, ela destacou o machismo, relembrando que "se um homem mais velho pegar uma menina mais nova: 'nossa, se deu bem'. Uma mulher mais velha pegar um cara mais jovem: 'nossa, tá criando, tá a fim do dinheiro dela'. Tem sempre os pré-julgamentos", destacou.

A atriz afirmou que sempre usou o humor de maneira instintiva e como forma de sobrevivência contra o preconceito. "O humor sempre aconteceu em minha vida como válvula de escape".

Ela relembrou algumas histórias de vida para destacar que nunca foi convencional e ficou conhecida por isso. "A primeira transgressão que me lembro na minha vida foi aos 4 anos de idade, quando subi no palco numa quermesse para cantar uma música, para ganhar um cartucho de doces. Eu queria um cor-de-rosa e meu pai queria me dar um azul. Porque menino vestia azul, menina vestia rosa. Faz 50 anos que escuto isso e não me conscientizei", brincou.

Questionada sobre ser uma inspiração para outras pessoas, ela afirmou que "para muita gente, sou inspiração, para outras pessoas, sou transgressão, depende do ponto de vista que você me olha".

Nany destacou a importância que a mãe teve durante sua trajetória de vida. "Tive uma sorte de ter uma mãe avante do tempo, que sempre olhou para mim com muito amor e me credenciou, me impulsionou".

"Quando mudei de uma cidade muito pequena para Poços de Caldas (MG), no terceiro dia de aula minha mãe foi chamada na escola e a diretora disse a ela: 'a senhora sabia que seu filho tem um problema?'. Isso em 1973. Minha mãe disse: 'não é um problema, é uma condição dele. Cabe a mim, como mãe, e a senhora, como diretora, fazer dele a pessoa mais feliz do mundo'", lembrou.

Nany ainda afirmou que uma atitude da mãe quando ela ainda era criança foi o que a levou a se tornar artista. Segundo ela, a mãe procurou um deputado e conseguiu uma vaga em um colégio experimental, uma escola particular onde teve até mesmo aulas de tecelagem.

"Esse colégio, o Pio XII, que era um colégio de padres, de certa forma me instigou e impulsionou o meu lado artístico, porque não lembro de nada sem eu estar em cima do palco. Aniversário, festa junina, sempre estava no palco. Eu devo a essa mãe não ter me perdido na vida", finalizou.

Ageless Talks 2021

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube):

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO