Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


Carla Vilhena: "Ser cringe é uma delícia, não se importar com o que pensam"

De VivaBem, em São Paulo

24/06/2021 13h55

No primeiro painel do evento Ageless Talks, cujo tema foi "Etarismo: o preconceito de idade que afeta até a nossa saúde", que aconteceu hoje (24), Carla Vilhena, jornalista e apresentadora da CNN, disse que envelhecer traz segurança para reconhecer quem você realmente é e usou a gíria cringe para descrever a sensação.

"É uma libertação que a gente vai vivendo com a idade. Hoje, por exemplo, a palavra da moda é cringe. Então, cringe é uma delícia! É uma delícia você não se importar com o que os outros estão pensando do que você faz. O tanto que você se importa com o que os outros pensam, acham e dizem vai diminuindo de uma maneira tão tranquilizadora", afirmou.

Para a jornalista, envelhecer deve ser visto como uma vitória. "Não é um defeito, o envelhecimento é uma vitória. Gente, só envelhece quem não morre. Então é lindo, é maravilhoso estar aqui e contribuir ainda com a sociedade", diz ela.

Ela ainda destacou o trabalho como jornalista e a oportunidade de ser apresentadora em uma grande emissora aos 54 anos. "O jornalismo realmente veio para mim novamente como uma fonte de uma inspiração nova, num momento em que fiz 54 anos. Isso para uma mulher é realização. Dentro de um jornalismo, que deveria ser uma profissão que valoriza a experiência e todo conhecimento que você acumulou em tantos anos de profissão, pelo contrário. As mulheres eram consideradas como quase que incapazes de continuar na profissão depois de uma certa idade", afirma.

Realização vem com a idade também

Adepta dos cabelos grisalhos, Cris Guerra, jornalista mediadora do painel, afirma que nunca gostou de pintar os cabelos e gosta de utilizar o menos possível de química. Contudo, ela afirma que durante esse processo ela precisou lidar com a aceitação, não dela, mas das outras pessoas.

"Quando tive meu filho mais novo, já deixei de pintar totalmente, meu filho já está com 16 anos. Imagina como foi todo esse processo? Eu descrevo até no meu blog esse processo de aceitação, não de minha parte, mas das outras pessoas, até próximas, que acham que cabelo branco é desleixo, e não é. É uma opção de quem não quer justamente brigar com a natureza, essa é nossa natureza e nós temos que valorizar e aceitar o envelhecimento", conta.

A jornalista ainda destacou a importância de se sentir realizada, independentemente da idade.

"A gente tem que se realizar em qualquer tempo, com qualquer idade. Tudo bem, a gente envelhece, dói, mas está bom. Como eu brinquei: às vezes as juntas doem, as articulações, mas está ótimo! Estamos aqui e dispostos a continuar por muito tempo", finalizou.

Ageless Talks 2021

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube):

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO