Topo

Governo de Minas prevê população adulta vacinada contra covid-19 em outubro

A calendário do governo de Minas segue a previsão de doses do ministério da Saúde - SOPA Images/Colaborador Getty Images
A calendário do governo de Minas segue a previsão de doses do ministério da Saúde Imagem: SOPA Images/Colaborador Getty Images

Colaboração para o VivaBem

15/06/2021 10h57Atualizada em 15/06/2021 12h36

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, divulgou hoje a previsão de vacinação da população adulta do estado. O calendário por faixa etária prevê que as pessoas acima de 18 anos vão receber, a partir do mês de outubro, ao menos a primeira dose do imunizante.

Durante a coletiva de imprensa, o secretário lembrou, no entanto, que o cenário só se confirmará se o ministério da Saúde entregar as doses conforme o previsto. O cálculo do governo de Minas Gerais foi feito com base em dados do governo federal.

Fábio Baccheretti mostrou que a expectativa do ministério é de distribuir 38 milhões de doses em junho, 35 milhões julho, 68 milhões em agosto, 62,5 milhões em setembro e 65 milhões em outubro. E que, conforme as remessas anteriores, "Minas Gerais, normalmente, recebe 10% das vacinas".

Confira o cronograma completo:

  • 55 a 59 anos - vacinação em junho
  • 50 a 54 anos - vacinação em julho
  • 35 a 49 anos - vacinação em agosto
  • 25 a 34 anos - vacinação em setembro
  • 18 a 24 anos - vacinação em outubro

O secretário lembrou que, mesmo com as previsões, a vacinação ocorre de formas diferentes em cada município, a depender das estratégias locais e proporção de habitantes por faixa etária. Além disso, ressaltou que a população deve manter as medidas de prevenção ao coronavírus.

"Apesar dessa boa notícia da vacinação, temos que lembrar que o estado continua em alta incidência e a vacinação não impede a transmissão da doença por completo", disse.

Até o momento, Minas Gerais já recebeu pouco mais de 10,7 milhões de doses do ministério da Saúde. De acordo com os últimos dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram aplicadas cerca de 5,5 milhões de primeiras doses, e 2,5 milhões de segundas doses.

Governador recebe 1ª dose contra a covid-19

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tomou na manhã de hoje a primeira dose da vacina contra a covid-19. Aos 56 anos, ele foi vacinado com o imunizante da Oxford/AstraZeneca, em Belo Horizonte.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi imunizado hoje com a primeira dose da vacina contra a covid-19 - Reprodução / Twitter - Reprodução / Twitter
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) foi imunizado hoje com a primeira dose da vacina contra a covid-19
Imagem: Reprodução / Twitter

A capital mineira começou a vacinar pessoas dessa faixa etária na última sexta-feira (11).

A segunda dose de Zema está marcada para 7 de setembro. Após receber a vacina, o governador disse que o governo de Minas tem feito "de tudo que é possível" para que a distribuição de doses aconteça "o mais ágil possível".

Zema fez, ainda, um apelo para que os mineiros se imunizem e continuem os cuidados.

"O que eu peço é que todos os mineiros que já estão na data correta tomem a primeira e não deixe de tomar a segunda [dose]", disse. E acrescentou: "peço a todos que continuem tomando o máximo de cuidado, tanto os não vacinados quanto aqueles que já tomaram vacina também", finalizou.