PUBLICIDADE

Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

Corridas virtuais são a nova realidade: tem diferença no treinamento?

iStock
Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

28/11/2020 12h06

Saudades de uma corrida de rua bem cheia de gente, né, minha filha? No entanto, desde que a pandemia se instalou entre nós, a nova realidade são as corridas virtuais.

Nesse tipo, normalmente, cada corredor escolhe data, horário e local de sua preferência para participar. Depois, o participante envia o seu tempo, que precisa ser comprovado por um aplicativo ou foto do smartwatch, por exemplo, para que seja feito um ranking.

Mas será que tem diferença no treinamento e na preparação para uma corrida virtual? Alic Carolina de Brito Viana, profissional de educação física, personal trainer, especialista em corridas de longa distância e treinadora de corrida dá algumas dicas.

"Completar uma corrida, seja virtual ou presencial, exige disciplina e dedicação, além de um planejamento prévio. Entretanto, a preparação técnica da corrida virtual pode ser mais tranquila por não exigir tanto volume (distância) de treino, já que a maioria das corridas virtuais permite que a prova seja realizada em etapas. Para os corredores que querem cumprir o volume de treino de uma vez só, os protocolos de preparo são os mesmos da corrida presencial", explica.

Lembre-se de fazer um aquecimento. Viana recomenda realizar um aquecimento de 5 minutos. "O aquecimento pode ser uma corrida curta como, por exemplo, correr 50 metros e voltar caminhando, com 5 repetições para os iniciantes e 10 repetições para os intermediários e avançados", exemplifica.

Não force-se além da conta

"O objetivo para os iniciantes, normalmente, é completar a distância esperada e atingir o objetivo pessoal, por isso não é exigido tanto foco nos treinos. Mesmo assim, é importante que a pessoa não tente completar o desafio totalmente destreinado. Para quem nunca correu, a indicação é de dois treinos por semana", recomenda a treinadora.

No início, a pessoa pode apenas caminhar, depois passar a caminhar e trotar levemente, e à medida que for ganhando condicionamento físico, o corredor pode inverter a proporção de caminhada e corrida.

Segundo Viana, o mais seguro para os iniciantes é dividir a distância da corrida virtual em dias alternados, correndo um dia e descansando no outro, isto porque o período que o organismo precisa para se recuperar totalmente é de 48 horas, e este tempo de descanso é importante para evitar lesões e proporcionar o condicionamento ideal para continuar o desafio. Chamar alguém para acompanhar também pode ser uma forma de incentivo para completar o desafio.

Para quem já tem a prática da corrida, a recomendação é completar a corrida virtual de uma vez só, sendo uma experiência parecida com a corrida presencial, e apenas dividir o desafio em dias se realmente o corredor não tiver tempo disponível.

"Já o treinamento segue os mesmos protocolos de uma preparação de corrida de rua, sendo indicado de 3 a 4 treinos semanais. Também é importante estipular paces de treinamento (o tempo que a pessoa leva para percorrer 1 km) para atingir o resultado que o corredor busca", fala a personal trainer.

As recomendações para os corredores avançados são as mesmas dos corredores intermediários, exceto pela diferença da melhor experiência de treino e da realização da prova que o corredor com mais prática já possui.

Independente se o corredor for nível iniciante ou avançado, a indicação é correr com roupas leves e de fácil secagem, evitar usar roupas e acessórios novos que possam machucar, como tênis e meia, e manter uma alimentação balanceada. Outro ponto de atenção é a escolha do local, sendo que o ideal são lugares planos para uma melhor performance.

Dicas extras

O ultramaratonista Carlos Dias também traz dicas importantes para os tempos de coronavírus. "Ao escolher o lugar que quer completar a prova, tenha atenção. Na esteira, verifique a temperatura ambiente e se o local é bem arejado, na rua ou parque, escolha um local sem aglomeração e procure horários mais tranquilos. Imprescindível utilizar a máscara. Já existem modelos para quem faz atividade física", recorda.

Ele também alerta para a hidratação no dia anterior, durante e depois da prova. "Faça hidratação compatível com a distância e tempo que deseja correr. Marque um circuito, por exemplo, hidratação a cada 1 ou 2 km", sugere Dias.

E, para fechar, não consuma alimentos ou suplementos que não está acostumado, para não ter desconforto no momento da prova.

Exemplos de corridas virtuais disponíveis

Abaixo, estão algumas corridas virtuais disponíveis, mas lembrando que são inúmeros eventos locais, nacionais e internacionais, procure a que mais combine com você —muitas são beneficentes— coloque o tênis e vá correr.

Marvel Run: Edição Viúva Negra
Essa é a primeira corrida virtual de Marvel na América Latina e acontecerá no Brasil entre 22 de novembro e 12 de dezembro, com duas opções de distâncias: 5 km ou 10 km. Cada corredor poderá escolher a data, horário e local de sua preferência. A distância escolhida pode ser realizada no período de vigência da corrida e para comprovar o tempo e quilometragem é necessário subir fotos da esteira, do aplicativo de corrida ou smartwatch diretamente no site do evento.

1ª Corrida Virtual GRAACC
Além dos tradicionais percursos como a caminhada de 3 km e as corridas de 5 km e 10 km, a corrida virtual traz as provas de 21 km e 42 km. Após a inscrição, o participante corre ou caminha utilizando um aplicativo de corrida ou GPS para cronometrar o tempo, comprova a realização do percurso, enviando foto ou informações pelo aplicativo da 99 Run e recebe o kit escolhido via correio, em qualquer região do Brasil. As inscrições podem ser feitas no site: funil.99run.com/99run/graacc.

Corrida Virtual Arrastão
A Corrida Arrastão MPR pela Cidadania está em sua 19ª edição, e precisou se adaptar ao cenário atual. A renda obtida é revertida ao Projeto Arrastão para manutenção de seu trabalho de acolhimento das famílias e de contribuição para o desenvolvimento das comunidades do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Os percursos disponíveis são 5km e 10 km e os resultados podem ser enviados de 14 a 20 de dezembro de 2020. Após a confirmação do pagamento, além de receber um kit, o atleta terá acesso a um link ou painel, para envio do seu resultado, que será considerado na composição do ranking geral da corrida virtual. Os atletas deverão correr a quilometragem escolhida, dentro do prazo determinado para realização da corrida e comprovar sua participação por meio de aplicativo de corrida; relógio GPS; ou foto de painel de esteira contendo tempo e distância da prova escolhida. Inscrições pelo site.

Movimento