Topo

Conexão VivaBem

Vitalidade


Bruna Lombardi: "Pandemia trouxe oportunidade de uma tomada de consciência"

Do VivaBem, em São Paulo

21/08/2020 11h00

No Conexão VivaBem desta sexta-feira (21), a atriz e palestrante Bruna Lombardi disse que a pandemia do novo coronavírus trouxe a possibilidade para uma espécie de despertar coletivo. Segundo ela, esse é o momento para ressignificar o modo de viver e de pensar.

"Diante dessa realidade dura, a pandemia trouxe uma oportunidade de uma tomada de consciência. Mais do que uma oportunidade até, eu diria uma necessidade", disse. "As pessoas se encontraram em alguma situação que elas vão precisar rever, ressignificar e tentar resolver coisas que talvez elas não tivessem tido a oportunidade, desejo de lidar. Esse é um ponto radical, de virada, de fazer a mudança".

Lombardi disse que há uma lei dos opostos, ou seja, tudo o que é muito ruim também irá trazer algo bom. Por esse motivo, é preciso saber lidar com essa balança. "A harmonia é um desafio, mas todo crescimento é um grande desafio. Isso é uma constante da nossa vida".

Positividade e saúde mental

A psiquiatra e psicogeriatra Salama Ribeiz disse que pessoas que conseguem cultivar a atitude positiva têm uma tendência a ter menos sintomas depressivos e ansiosos. Isso porque, segundo ela, focar na falta, no que não se tem gera impactos na rede social também. "Essas pessoas limitam essa rede, tendem a ficar mais isoladas, a evitar a prática de atividades físicas, ou seja, evitam fatores que protegeriam dos transtornos mentais".

Ribeiz disse que, apesar da dor e do sofrimento da pandemia, ela também acredita que esse pode ser um momento transformador. Segundo ela, antes, sempre havia um distrator, como um curso ou um happy hour, para tirar o indivíduo do que incomodava. "A gente não fica à vontade com algo que dói, que é desconfortável ou que vai exigir uma mudança, a gente tende a ficar na inércia", disse. Mas para ela a pandemia impediu esses distratores e as pessoas podem aproveitar esse momento para um crescimento pessoal.

Lombardi disse que esse trabalho de auto-observação está ligado ao mindfulness, ou atenção plena, que ela pratica há anos. A técnica prega pela imersão no presente e pela atenção em tudo o que se faz. "Essa compreensão do seu instante faz com que você esteja atento, você vai compreender melhor e vai exercitar esse autoconhecimento".