Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Passa mais de 3 horas nas redes sociais? Hábito afeta o sono, aponta estudo

Estudo foi feito com adolescentes do Reino Unido - iStock
Estudo foi feito com adolescentes do Reino Unido Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/10/2019 13h53

Se já é até automático abrir o Instagram e passar vários minutos rolando o feed, saiba que você não está sozinho. As redes sociais se tornaram parte integral do dia a dia de muitos e já ficou difícil passar um dia inteiro sem nenhum aplicativo.

Mas você sabe quanto tempo exatamente você costuma gastar nas mídias sociais por dia? Se a resposta for três horas ou mais, saiba que os malefícios vão além da perda de outras atividades diárias — de acordo com uma nova pesquisa publicada no perióico BMJ Open, o hábito pode influenciar no seu sono.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores analisaram dados de 11.872 jovens do UK Millennium Cohort Study, uma pesquisa multidisciplinar nacionalmente representativa que explora o desenvolvimento e os resultados dos adolescentes em vários domínios, incluindo a saúde.
  • Os adolescentes indicaram quanto tempo gastam nas mídias sociais diariamente, incluindo sites e aplicativos como Facebook, Twitter e WhatsApp.
  • Ao analisar as respostas, os pesquisadores descobriram que 34% dos adolescentes relataram gastar menos de uma hora nas mídias sociais (considerados como usuários de baixos uso); 32% afirmou ter gasto de um a três horas por dia (usuários de médio uso). Cerca de 14% usavam as mídias sociais por três a cinco horas por dia (usuários de alto uso) e pouco menos de 21% passavam mais de cinco horas por dia (usuários de altíssimo uso).
  • Os participantes do estudo também descreveram seus hábitos típicos de sono, incluindo quantas horas por noite dormem, quanto tempo geralmente levam para adormecer e quaisquer desafios que atrapalham a qualidade do sono.

Resultados

Quando compararam a data, o uso mais intenso das mídias sociais estava de fato associada a padrões mais baixos de sono: os usuários muito ativos tinham 70% mais chances de adormecer depois das 11 da noite nos dias da semana e depois da meia-noite nos fins de semana do que os usuários comuns.

Os que passavam mais tempo online também relataram ter mais dificuldade para voltar a dormir após acordar durante a noite. Além disso, os usuários de alto ou altíssimo uso relataram acordar após as 8 da manhã em dias nos quais tinham compromissos (no caso, aulas), enquanto os usuários médios tinham maior probabilidade de despertar mais cedo.

O impacto negativo do tempo excessivo de tela na saúde de alguém foi apoiado por vários estudos adicionais. Uma revisão de 2016 revelou que o uso excessivo problemático de celulares leva a picos de ansiedade, estresse e até depressão (todos os problemas relacionados a problemas de sono), enquanto uma investigação de 2014 conduzida por Harvard prevê que mesmo usando uma tela para fazer algo aparentemente inofensivo ao ler um e-book antes de dormir, as pessoas demoram mais a adormecer, reduzem o estado de alerta na manhã seguinte e diminuem a produção natural de melatonina.

Existem maneiras de estar mais atento ao uso das mídias sociais e ao tempo de tela, sem ter que ficar frio demais para cultivar melhores padrões de sono. Por exemplo, tirar um dia ou dois por semana das mídias sociais, ir para a cama sem o telefone na mão ou fazer questão de não se envolver com as mídias sociais logo de manhã são maneiras de reduzir e ter mais atenção com o seu uso e, por sua vez, melhorar sua saúde geral.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.