PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Bebê nasce com dois dentes em Sorocaba; caso acontece com um a cada 2 mil

Ana Carolina Soares/Arquivo pessoal
Imagem: Ana Carolina Soares/Arquivo pessoal

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

02/08/2019 15h04

A sorocabana Ana Carolina Soares achou que sua cunhada estava brincando quando disse que Cristiano Felipe, seu filho, tinha nascido com dentinhos. "Como não fui a primeira a ver, foi difícil acreditar nela. Fiquei surpresa demais quando vi que era verdade", lembra.

O caso, que surpreendeu os funcionários da Santa Casa de Sorocaba, onde o menino nasceu, é, de fato, raro. Dentes em bebês costumam aparecer apenas após cerca de seis meses, e estudos estimam que um a cada dois mil bebês apresentem o quadro, que não tem causas bem estabelecidas. "A suspeita é que ocorra devido a fatores genéticos, hormonais ou distúrbios de formação dos dentes. Não foi possível determinar no caso dele", aponta Isabel Cristi, cirurgiã dentista que acompanhou o caso.

Recém-nascido precisou de cirurgia

Ana Carolina conta que logo no primeiro dia, os dois dentes eram firmes, mas foram amolecendo. Em consulta conjunta com uma pediatra e a dentista, foi avaliado que o melhor era retirá-los em cirurgia. "O risco era que os dentes soltassem, o bebê aspirasse e eles fossem parar no pulmão. Montamos uma sala com o som do útero, um ambiente tranquilo para ele, e foi feita uma anestesia local. O procedimento todo durou menos de cinco minutos", conta Cristi.

A amamentação, que também era um problema, já que os dentes criavam feridas na língua do bebê e machucarem os seios da mãe, também foi beneficiada após a cirurgia. "Assim que ele saiu da cadeira, foi direto para o peito da mãe, um alívio para os dois. Já faz uma semana e a cicatrização dele está completa", explica a especialista.

Saúde