Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Luiza Possi usa copinho para amamentar filho; quando é recomendado?

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem, em São Paulo

05/07/2019 17h48

A cantora Luiza Possi se envolveu em uma polêmica depois de postar em seu Instagram na última quinta-feira (04) uma foto do filho, Lucca, sendo amamentado via copinho. Sua mãe, Zizi Possi, ao ver a cena não gostou e postou um comentário nas redes socias. "Segundo dia nesse planeta...dá para acreditar? Obs.: se estivesse lá nesse momento, eu voaria na jugular da enfermeira que ficou limpando a boquinha dele com a borda do copo. Sorte boa ela tem! Mas o Lucca é o destaque máximo. Faz barulhinho,"Amo", escreveu ela.

Luiza não deixou claro porque não pode amamentar. No entanto, alimentar bebês com copinho é comum e pode, sim, ser feito normalmente quando a mãe não consegue dar leite pelo peito. Isso ocorre devido a vários fatores. Entre os mais comuns estão o peso do bebê e fissuras no peito.

"É supernormal principalmente em bebês pequenos (menores de 2,5 kg) e bem gordinhos (acima de 4 kg). Às vezes, nos mais fortes, só a amamentação dada pelo peito pode não ser suficiente, precisando de um complemento", afirma Moisés Chencinski, pediatra do Departamento de Aleitamento Materno da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Lucca nasceu no último sábado (29), com apenas 2,5 kg. Quando a criança não é alimentada de maneira correta, nos primeiros dias de vida, eleva o risco de provocar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue).

O recipiente em que o bebê recebe o leite é esterilizado e seguro. O copinho deve ser oferecido somente quando a mãe não está no local junto com o bebê ou tem muita dificuldade em amamentar. O ideal é que seja feito com esse objeto em vez de mamadeira. Como o bebê já está acostumado com a aréola, ele acaba tendo dificuldade em aceitar o bico, podendo levar ao desmame precoce.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube