Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estes aplicativos ajudam a monitorar vacinas e o desenvolvimento do bebê

Como saber se está na hora do primeiro balbucio do bebê ou a primeira vacina? Alguns aplicativos ajudam a tirar essas dúvidas - IStock
Como saber se está na hora do primeiro balbucio do bebê ou a primeira vacina? Alguns aplicativos ajudam a tirar essas dúvidas Imagem: IStock

Do UOL VivaBem

17/03/2019 15h53

Resumo da notícia

  • É comum pais terem dúvidas sobre os cuidados que devem ter e se está tudo bem com a evolução do bebê
  • Alguns aplicativos ajudam a responder estas questões, além de indicar o momento certo de vacinação e de ida ao pediatra

Especialmente para pais de primeira viagem (mas não só para eles), a tarefa de cuidar de um bebê traz muitas incertezas. Vira e mexe surge uma dúvida sobre as "atitudes" que o bebê deve apresentar em cada fase da vida —como ficar com o pescoço "durinho", ficar sentado sozinho, balbuciar —, se está tudo normal com a saúde e aprendizado do pequeno, quais vacinas tomar etc. E a tecnologia pode dar uma grande mão nesse momento.

A seguir, apresentamos aplicativos que permitem monitorar o comportamento do bebê e mostrar se está tudo dentro do previsto para a idade, avisam sobre o momento certo de receber uma imunização ou ir ao pediatra, permitem organizar fotos (que os pais adoram) e até montar uma linha do tempo com elas, desde a saída da maternidade até o primeiro banho, primeiro passeio no parque, primeira careta ao comer brócolis...

Dr. Luke

Com informações assinadas por médicos, possibilita o monitoramento contínuo de todas as fases de desenvolvimento do bebê. Ao cadastrar as atitudes apresentadas pela criança naquele momento da vida, o app informa se tudo vai bem com o pequeno ou é necessário investigar algo. Também avisa o momento certo de ir ao pediatra e aplicar as vacinas. O app funciona ainda como um diário do bebê, onde é possível adicionar fotos e vídeos para serem compartilhados nas redes sociais.

- Gratuito; para iOS

Kinedu

Oferece um plano diário de atividades para estimular o desenvolvimento do bebê —como mostrar objetos com diferentes texturas e até exercícios de ioga, explicando ainda a ciência que está por trás de cada marco na evolução da criança do zero aos quatro anos. O aplicativo registra "atitudes" que já consegue realizar e quais uma criança tende a apresentar em cada mês de vida, como reagir ao ser tocado, focar a visão em um objeto e balbuciar.

- Gratuito; para Android e iOS

Bebê Conecta

O aplicativo funciona como uma agenda e reúne informações como consultas médicas, calendário de vacinas, informações pessoais do bebê, metas sobre o desenvolvimento da criança e até como anda o humor do pequenino. Todo esse conteúdo pode ser sincronizado com outros responsáveis pelo cuidado da criança, como babás ou avós.

- R$ 18,90; para Android e iOS.

Beebaby

Esse é o app para os pais que curtem fotografar todos os momentos da gestação e do bebê, criando um verdadeiro álbum de memórias que pode ser compartilhado com amigos e família. Você tira a foto, escolhe o momento (primeiro banho, primeiro passeio no parque) e todas as lembranças especiais ficam registrados em uma linha do tempo.

- Gratuito; para iOS

Rastreador do bebê

Criado "por pais e para pais", é simples de usar e permite o registro da rotina do recém-nascido, como número e duração de mamadas, horas de sono e troca de fraldas. Esses dados depois podem facilmente encontrados para você passar informações importantes ao pediatra, por exemplo. Também traz um gráfico de desenvolvimento que ajuda a notar qualquer coisa fora do comum na evolução do pequeno.

- Gratuito; para Android e iOS.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube