Topo

Tudo sobre Diabetes

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Açúcar natural trealose diminui risco de diabetes, aponta estudo

O açúcar chamado trealose bloqueia a glicose do fígado e ativa um gene que aumenta a sensibilidade à insulina - iStock
O açúcar chamado trealose bloqueia a glicose do fígado e ativa um gene que aumenta a sensibilidade à insulina Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

01/09/2018 12h54

Cientistas descobriram que um açúcar natural chamado trealose, sintetizado por algumas bactérias, fungos, plantas, animais e encontrado em alimentos e cosméticos, ajudava a combater a síndrome metabólica. O problema ocorre quando condições como obesidade, diabetes, doença hepática gordurosa e hipertensão se agrupam.

Veja também:

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri (EUA), alimentaram camundongos com o açúcar e notaram uma série de mudanças que, teoricamente, seriam benéficas para pessoas com a síndrome. Suas descobertas foram publicadas na revista JCI Insight.

O açúcar parecia alcançar esses benefícios bloqueando a glicose do fígado e, desse modo, ativando um gene chamado ALOXE3 que melhora a sensibilidade à insulina.

A ativação desse gene também desencadeia a queima de calorias, reduzindo o acúmulo de gordura e o ganho de peso. Níveis de gordura e colesterol no sangue também diminuíram nos ratos alimentados com este açúcar.

Além disso, eles descobriram que ratos alimentados com uma dieta indutora de obesidade e camundongos que comem livremente e são geneticamente propensos à obesidade são protegidos de doenças metabólicas se receberem trealose em sua água potável.

"Nós aprendemos que este gene melhora a sensibilidade à insulina da mesma forma que as drogas comuns contra o diabetes - chamadas tiazolidinedionas - melhoram a sensibilidade à insulina", explicou Brian DeBosch, um dos autores do estudo.

Embora a pesquisa recente tenha sido realizada em animais, os cientistas acreditam que, futuramente, este tipo de açúcar possa ajudar a mitigar alguns dos danos causados pela síndrome metabólica em humanos.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube