Com câncer, Ana Furtado divide seu cardápio com seguidores

Há alguns meses, a apresentadora de TV Ana Furtado revelou que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial por meio de vídeo em seu Instagram. Desde então, ela vem compartilhando, junto com a sua rotina, a luta diária contra a doença --com mensagens motivacionais e atualizações sobre as sessões de quimioterapia.
Veja também:
- Câncer que matou Aretha Franklin costuma ser agressivo
- Estudo associa 13 tipos de câncer a excesso de peso
- Minha anemia pode virar leucemia?
Nesta quinta-feira (23), a carioca fez um post na rede social contando sobre seu cardápio durante o tratamento, quais alimentos são prioridade e quais ela evita:
Sobre os hábitos alimentares citados por Furtado, a nutricionista Thaís Manfrinato Miola, coordenadora da nutrição clínica do A.C.Camargo Cancer Center, explica que muitos dos itens apontados na marmita da apresentadora são recomendados, já que a refeição é caracterizada como alimentação balanceada. "Não existe dieta específica. Ao começar o tratamento de quimioterapia, os hábitos não precisam mudar totalmente, como muitos imaginam", explica. No entanto, nem todos os itens são tão eficientes assim.
Acessibilidade dos ingredientes
"Alguns alimentos, no entanto, como o frango orgânico citado, não são acessíveis para toda a população. Por isso, é recomendável que o consumo seja o mais saudável possível, de acordo com os recursos de cada um".
A alimentação de 3 em 3 horas, narrada na legenda, também é uma recomendação padrão. Segundo com Miola, a estratégia mantém o metabolismo e organismo em constante trabalho e equilibra os níveis de açúcar, colesterol e gordura no sangue.
Alimentos ácidos
De acordo com a nutricionista, a partir do momento que o paciente mostra os sintomas de mucosite (inflamação da parte interna da boca e da garganta), deve-se sim, eliminar os alimentos ácidos, como as frutas cítricas.
Mas, se a pessoa não tem a ferida, deixar de comer esses alimentos não protege contra o aparecimento das lesões. "Elas podem aparecer por conta das sessões do tratamento e fatores individuais (mulheres, idosos, por exemplo, apesentam chances maiores)", afirma.
Chá verde
Miola aponta que alguns estudos indicam que o chá verde pode não ser uma boa pedida para pacientes em tratamento. Isso por que a bebida contém antioxidantes que protegem as células.
"Os artigos mostram que pode ocorrer a proteção das células tumorais, causando resistência ao tratamento da quimioteria. As pesquisas ainda são novas, e a quantidade de chá ingerida teria que ser exagerada, mas o consumo não é aconselhável até que tenhamos mais evidências", esclarece.
Lactose
O tratamento com quimioteria é conhecido por causar diversos efeitos colaterais, e entre eles, o enjoo. Antes de retirar o alimento do cardápio, é aconselhável analisar cada caso individualmente, para realizar as escolhas certas.
"Os alimentos com lactose em sua forma pura são geralmente gordurosos, o que pode causar o sintoma. Para evitar os enjoos, os pacientes devem preferir alimentos frescos mais fáceis de ingerir", explica Miola.
Água alcalina
Não há evidências que água alcalina possa ser aliada ao tratamento, e por isso, pode ter sido citada como uma preferência da apresentadora. "Nosso organismo já transforma aquilo que é de Ph ácido em básico, para termos equilíbrio. Quem não toma não terá resultados piores na resposta do tratamento", conclui.
VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.