Seis dicas para sair logo da maternidade como Kate Middleton

Kate Middleton surpreendeu ao deixar o hospital apenas sete horas após o parto de seu terceiro filho com o príncipe William, na última segunda-feira (23). No Reino Unido, as mulheres passam, em média, um dia e meio no hospital no pós-parto, mas se está tudo ok, pode ir embora antes, assim como a duquesa fez.
Aqui no Brasil, o tempo mínimo de internação pós-parto é de 24 horas, de acordo com uma portaria do Ministério da Saúde que visa humanizar o parto. Mas é possível, sim, ter alta tão logo termine esse período. Veja seis ações que você pode tomar para sair em um dia da maternidade.
Veja também:
- Ingerir nutriente presente no ovo na gravidez beneficia o bebê
- 64% das mulheres sofrem de insônia no final da gravidez
- Só 25% das grávidas são bem informadas sobre problema de engordar
Faça o pré-natal
Um dos principais fatores para ser liberada é que a gravidez tenha corrido sem problemas, antes de mais nada. Por isso, é muito importante fazer o pré-natal corretamente.
"Com esse acompanhamento, é possível tentar prevenir complicações como pressão alta, hipertensão e hemorragia pós-parto, por exemplo", explica a ginecologista e obstetra Marisa Patriarca, professora de ginecologia do curso de pós-graduação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Mas, além disso, mãe e bebê precisam estar em bom estado geral, com todos os exames em ordem e sem sinais de infecção."
Peça para ter parto vaginal
Outro fator importante é a paciente querer ter um parto vaginal e expressar sua vontade para a equipe médica que a acompanha. Patriarca conta que muitas mulheres já chegam querendo ter o bebê por cesárea, por medo de sofrer com as dores do parto. O problema é que o procedimento cirúrgico acontece por meio de incisões, o que já aumenta o tempo de recuperação e as diárias no hospital para, no mínimo, três dias.
Pratique atividades físicas
"Infelizmente temos a cultura da cesária, mas se o pré-natal for bem conduzido, se a gestante fizer atividade física dentro da possibilidade dela e não ter ganho de peso excessivo, aumentam as chances de um parto natural de sucesso", diz a especialista. "A consequência disso é um rápido retorno para casa."
Mantenha a tranquilidade
A psicóloga Luciana Rocha, especialista em maternidade e infantil, além de doula e educadora perinatal, lembra ainda que para o trabalho de parto evoluir de forma saudável e tranquila, é preciso ter conhecimento. "Saber o que é, o que acontece e as fases do parto possibilita o manejo de dor, podendo ajudar a transformar esse momento em algo positivo", diz.
Exercite a pelvis
Atividades que fortalecem o abdômen e a pelvis --como agachamentos -- e alimentação balanceada também ajudam.
Coma tâmaras
Comer seis tâmaras por dia, a partir da 36ª semana de gestação, por exemplo, diminui as chances de precisar de medicamentos de progressão ou indução do parto. "Tudo culpa de um componente que imita ocitocina, o hormônio que desencadeia o trabalho de parto", ressalta a especialista.
"A mãe está sobrecarga de ocitosina e adrenalina, que ajudam na sensação de bem-estar no pós-parto", lembra Rocha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.