PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Só 25% das grávidas são bem informadas sobre o quanto é saudável engordar

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

05/03/2018 19h00

Saber quantos quilos é normal engordar durante a gravidez é uma informação importante para a saúde da mãe e do bebê. No entanto, nem todas as mulheres são orientadas pelos médicos sobre isso, aponta uma pesquisa publicada no Journal of Women’s Health

O novo estudo avaliou a relação entre grávidas e os prestadores de cuidados da saúde. Quando o assunto é ganho de peso, os pesquisadores notaram que os conselhos dos especialistas influenciam o quanto as mulheres engordam na gestação, mas apenas uma em cada quatro pacientes é informada apropriadamente e 25% das grávidas não recebem nenhuma indicação.

Veja também:

De acordo com o Instituto de Medicina dos EUA, uma mulher com o peso normal antes de engravidar deve engordar de 10 kg a 15 kg durante a gestação.

Para concluir que isso nem sempre é orientado, os cientistas acompanharam como foi a relação das futuras mães com os profissionais de saúde, e analisaram se elas tinham recebido a informação e se eram dicas consistentes. Além disso, avaliaram o peso e o IMC (Índice de Massa Corporal) das pacientes desde antes até o fim da gravidez.

“Este estudo foi importante para mensurar a importância dos profissionais de saúde como uma fonte crucial de orientação sobre o aumento de peso adequado na gestação, um fator de extrema importância para a saúde maternal e fetal”, disse Susan Kornstein, autora da pesquisa.

“É essencial que as informações dos profissionais sejam consistentes com as recomendações mais atualizadas e as melhores práticas. Os médicos podem ajudar, além da questão do peso, melhorando outros aspectos de um estilo de vida saudável que afetam a gravidez”, completa. 

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy

Saúde