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Não usar acetona, comer cereais e outras táticas para ter unhas fortes

unhas, esmalte, mãe de mulher - iStock
unhas, esmalte, mãe de mulher Imagem: iStock

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

02/03/2018 04h00

Para que suas unhas cresçam sempre fortes e bonitas, é necessário ir além da escolha do esmalte. Checar a composição dos produtos que utiliza e até os nutrientes presentes nas suas refeições são fatores que influenciam diretamente a saúde das unhas. Veja como cuidar bem delas.

1. Use removedor de esmalte, não acetona

A acetona apresenta relativa toxicidade à pele e, embora os removedores contenham uma proporção desse solvente, a quantidade é reduzida. O removedor geralmente também tem na fórmula glicerina e vitaminas, que ajudam a evitar o ressecamento e enfraquecimento da pele próxima às unhas, o chamado aparato ungueal.

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2. Passe base fortalecedora

Dê preferência para produtos que possuam vitaminas E e B5 em sua composição. Além da entrega de nutrientes, eles prolongam a duração do esmalte. “Com isso, o espaço entre as esmaltações será maior e você usará menos acetona. Ou seja, não agredirá tanto as unhas”, explica Caio Lamunier de Abreu Camargo, dermatologista do Hospital das Clínicas e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Aplique uma camada antes do esmalte ou use somente a base nutritiva, ao menos duas vezes por mês.

3. Evite unhas de acrílico

O produto (primer) usado na fixação do acabamento aumenta o risco de dermatite alérgica, principalmente se a frequência de aplicação for alta e a remoção inadequada. Opte por unhas postiças feitas de gel, que devem ser colocadas e retiradas por um especialista. No entanto, há um problema: "As unhas de gel exigem exposição à luz ultravioleta para secagem, o que pode aumentar o risco de câncer de pele nessa área", alerta Camargo.

4. Coma alimentos fonte de biotina

A biotina (vitamina B7) é uma coenzima que participa da produção de queratina, principal proteína da estrutura das unhas e dos cabelos. “O nutriente é encontrado em cereais integrais (arroz, aveia, trigo), em castanhas e também no ovo”, diz Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição (SP). A vitamina A é outra substância que favorece o fortalecimento das unhas. Alimentos alaranjados, como mamão, abóbora e cenoura, são boas fontes do nutriente. 

5. Deixe a unha "respirar"

Apesar de não haver comprovação científica de que deixar a unha sem esmalte por um tempo é benéfica, Vanessa Carvalho, manicure que atende pelo aplicativo Singu (SP), diz perceber imediatamente a hidratação e a aparência das unhas de suas clientes melhorarem quando elas fazem isso. Ela aconselha remover o esmalte ao menos um dia antes de pintar as unhas novamente.

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