Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Zika vírus pode ajudar a combater câncer no cérebro, diz estudo da Unicamp

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem

22/02/2018 14h02

O Zika, vírus temido por causar microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas durante a gravidez, pode ser uma alternativa para o tratamento do glioblastoma, tumor maligno que afeta o cérebro, de acordo com um novo estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, em São Paulo.

Pesquisas anteriores já haviam apontado um aumento das taxas de mortalidade de células progenitoras neurais humanas (hNPCs) infectadas pelo vírus Zika, bem como a inibição do crescimento e anormalidades morfológicas destas células.

Veja também:

Dessa vez, os pesquisadores infectaram células de glioblastoma malignas humanas com Zika e gravaram imagens microscópicas delas 24 horas e 48 horas após a infecção, para observar quaisquer alterações causadas pelo vírus.

Os resultados da análise, publicados no periódico Journal of Mass Spectrometry, mostraram que as células do glioblastoma mudaram após 24 horas, apresentando corpos celulares arredondados e inchados.

Câncer cérebro - iStock - iStock
Os vírus mataram as células cancerígenas do cérebro 48 horas após a infecção
Imagem: iStock

Os efeitos mais positivos, no entanto, foram observados 48 horas após a infecção, com maior número de células arredondadas e inchadas e perda pronunciada de integridade celular. Todas essas características indicam a morte celular.

"O vírus Zika, que se tornou uma ameaça para a saúde nas Américas, poderia ser geneticamente modificado para destruir células de glioblastoma", disse Rodrigo Ramos Catharino, professor da FCF-UNICAMP e chefe do laboratório Innovare de Biomarcadores da instituição.

Por meio da análise de células de glioblastoma infectadas com vírus zika, os cientistas também identificaram a presença de digoxina, uma molécula que induziu a morte de células tumorais de câncer de pele e mama em experimentos anteriores.

"O uso de vírus oncolíticos [vírus geneticamente modificados para destruir células tumorais] está em estágio avançado, especialmente para tratar câncer de pele e mieloma [câncer de medula óssea]", disse Catharino. "O Zika também poderia ser um candidato para o tratamento do glioblastoma."

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy