Gene que removeu colesterol de ratos é promessa contra doenças cardíacas

De acordo com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A boa notícia é que os pesquisadores podem estar próximos de descobrir uma forma de prevenir essas doenças por terem localizado um gene capaz de tirar o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos.
Conhecido como MeXis, esse gene era considerado "egoísta", pois pensavam que ele não teria função, já que não produz proteínas. No entanto, o estudo, publicado na Nature Medicine, revelou que a utilidade desse gene é ativar moléculas que atuam em proteínas que removem o colesterol das artérias.
Leia também:
- Dietas ricas em colesterol elevam 100 vezes crescimento de tumores
- Risco de ataque cardíaco aumenta 7 vezes quando você está gripado
- Estudo relaciona poluição sonora a doenças cardiovasculares
Com o tempo, o acúmulo de colesterol pode bloquear as artérias e reduzir o fluxo de sangue para o coração, processo conhecido como aterosclerose. Isso pode levar à dor no peito, angina, batimentos irregulares, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca.
No novo estudo feito com ratos, os pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) descobriram como o MeXis ajuda na remoção do excesso de colesterol das artérias, potencialmente indicando uma nova estratégia para prevenção de doenças cardíacas.
Eles identificaram que o acúmulo de placas nos vasos dos ratos sem o gene MeXis era quase o dobro dos ratos que tinham o gene.
Além disso, os resultados podem abrir a porta para outros genes que desempenham um papel na saúde do coração. "Considerando que muitos genes, como MeXis, têm funções completamente desconhecidas. Nosso estudo sugere que ainda podemos explorar o papel de alguns genes na prevenção de doenças", diz Peter Tontonoz, um dos autores do estudo.
No futuro, a equipe planeja descobrir mais sobre os mecanismos do MeXis, como sua atividade pode ser modificada e se ele poderá prevenir as doenças cardíacas em humanos.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.