Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo descobre onde células que causam ansiedade são fabricadas no cérebro

Ansiedade: pesquisadores encontram células produzidas no cérebro - Hen Lab/Columbia University
Ansiedade: pesquisadores encontram células produzidas no cérebro Imagem: Hen Lab/Columbia University

Do VivaBem

01/02/2018 11h17

Uma nova pesquisa realizada por cientistas das Universidades de Columbia e da Califórnia, nos Estados Unidos, identificou uma espécie de “células de ansiedade” no hipocampo. De acordo com os especialistas, elas não só regulam o comportamento ansioso, mas também podem ser controladas por um feixe de luz.

As descobertas podem significar um passo importante no desenvolvimento de medicamentos mais efetivos para a doença, por meio do controle dos neurônios.

Veja também:

Para os experimentos, a equipe inseriu microscópios em miniatura nos cérebros de ratos para registrar a atividade das células à medida que os animais caminhavam por um labirinto.

Nesse local, alguns caminhos levavam os animais a espaços abertos e plataformas elevadas, conhecidos por induzir ansiedade em camundongos, devido à maior vulnerabilidade aos predadores.

Com os ratos longe da segurança das paredes, os pesquisadores observam que algumas células começaram a ser disparadas em uma parte do hipocampo --e que quanto mais ansiosos os ratos, maior a atividade dos neurônios.

De acordo com os cientistas, essas células são produzidas no hipotálamo, uma região do cérebro que também regula os hormônios que controlam as emoções. Como esse mesmo processo também ocorre nas pessoas, os pesquisadores sugerem que os neurônios de ansiedade também poderiam ser parte da biologia humana.

Neuronios - iStock - iStock
Usando um feixe de luz nas células do hipocampo, os pesquisadores conseguiram silenciar os neurônios de ansiedade
Imagem: iStock

Pesquisadores descobriram como controlá-las

O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Felizmente, essas descobertas podem dar esperança para um tratamento eficaz.

Veja também:

Qual é a diferença entre transtorno do pânico e crise de ansiedade?

A perigosa moda de se tomar remédio contra ansiedade como droga recreativa

Ter muitos seguidores pode deixar você ansioso e depressivo

"Agora que descobrimos essas células no hipocampo, abrimos novas áreas para explorar ideias de tratamento que não conhecíamos antes", disse uma das pesquisadoras, Jessica Jimenez, da Universidade de Columbia.

Os cientistas inclusive já descobriram uma maneira de controlar esses neurônios. Usando uma técnica que brilha um feixe de luz nas células do hipocampo, eles conseguiram silenciar as células de ansiedade nos ratos, deixando-os mais tranquilos para seguir caminhando pelo labirinto.

O próximo passo é descobrir se o mesmo ocorre na ansiedade humana. Se isso realmente acontecer, esses resultados poderiam abrir uma nova liderança de pesquisa em maneiras de tratar várias condições de ansiedade. "Nós já temos um alvo", disse o neurocientista Mazen Kheirbek, também autor do estudo.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy