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Volta por cima: leite de soja é o mais saudável entre as bebidas vegetais

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Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

30/01/2018 14h40

Quão saudável é o seu leite de amêndoa? Ele pode até ser gostoso e não causar nenhuma das reações desagradáveis que o leite de vaca faz para você. No entanto, apesar das bebidas de leite à base de plantas estarem no mercado já há algumas décadas e sendo anunciadas como saudáveis para quem é intolerante à lactose, pouca pesquisa foi feita para comparar seus benefícios e desvantagens em relação ao de vaca.

Agora, um novo estudo da Universidade McGill examinou os quatro tipos de bebidas originadas de plantas mais comumente consumidas em todo o mundo: leite de amêndoa, leite de soja, leite de arroz e leite de coco, com a ideia de comparar seus valores nutricionais com os do leite de vaca. Os resultados mostraram que versão de soja continua sendo a campeã, nutricionalmente falando.

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Veja o que os pesquisadores comentam sobre cada versão:

Leite de soja

É amplamente consumido por trazer benefícios para a saúde ligados às propriedades anti-carcinogênicas dos fitonutrientes presentes no produto, conhecido como isoflavonas. Foi o principal substituto do leite de vaca durante quatro décadas. Suas ressalvas são quanto a presença de anti-nutrientes (substâncias que reduzem a ingestão de nutrientes e a digestão).

Leite de arroz

Sem lactose, pode ser uma alternativa para pacientes com problemas de alergia causados ​​por soja e amêndoa. O problema, além da alta contagem de carboidratos, é que o consumo de leite de arroz sem os cuidados nutricionais adequados pode resultar em desnutrição, especialmente em crianças menores.

Leite de coco

Não possui proteína e tem poucas calorias, mas a maioria delas vem da gordura. Amplamente consumido na Ásia e América do Sul, ajudar a reduzir os níveis de lipoproteínas nocivas de baixa densidade (colesterol ruim), que são associadas a doenças cardiovasculares. Os valores nutricionais são reduzidos se armazenados por mais de dois meses.

Leite de amêndoa

Necessita de fontes complementares de alimentos para fornecer nutrientes essenciais. As amêndoas têm um alto teor de ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), considerados úteis na perda e no controle de peso. O MUFA também ajuda na redução da lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim).

Benefícios e desvantagens do leite de vaca

Leite/ Tomar leite - iStock - iStock
Imagem: iStock

Alimento saudável e completo, fornece todos os principais nutrientes, como gorduras, carboidratos e proteínas. Pode ajudar os seres humanos ao dar uma ampla gama de proteínas de defesa do hospedeiro, pois vários efeitos antimicrobianos benéficos são encontrados em leites humanos e bovinos.

No entanto, a presença de vários agentes patogênicos, como Salmonella spp e Escherichia coli O157: H7 no leite tem sido associada a surtos de doenças ao redor do mundo, além de alergia ao leite de vaca e intolerância à lactose, que acontece devido à ausência ou deficiência da enzima lactase no trato digestivo.

O problema afeta entre 15% e 75% de todos os adultos, dependendo da raça, dos hábitos alimentares e da saúde intestinal. Alguns estudos sugerem que 80% das pessoas de origem africana e 100% das de origem asiática e indígena são intolerantes à lactose.

Os pesquisadores acrescentam, contudo, que mais trabalhos precisarão serem feitos para entender os efeitos de vários métodos convencionais e novos de processamento no perfil nutricional, sabor e textura desses leites alternativos.

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