Tomar sol diminui as células de gordura, revela estudo

Os benefícios de tomar sol podem ir muito além da dose de vitamina D diária e um bronzeado bonito. De acordo com um estudo publicado na Science Advances, o Sol pode ser capaz de encolher a gordura.
Os pesquisadores descobriram que as células de gordura, localizadas logo abaixo da pele, reagem quando expostas à luz azul --tipo de raio solar-- emitida pelo Sol. As gotas lipídicas dentro dessas células diminuem de tamanho e são liberadas, o que significa que nossas células conseguem eliminar essa gordura.
Veja também:
- Comer gordura não engorda e pode ajudar a emagrecer
- Malhar com cinta modeladora ajuda a perder gordura?
- Praticar exercícios pode deixar sua gordura mais saudável
"Ficar longe do sol pode aumentar o armazenamento de gordura e contribuir para o ganho de peso", sugere o professor Peter Light, que liderou a pesquisa.
Descoberta aconteceu por acaso
A equipe de Light estava, na verdade, pesquisando se as células de gordura conseguiriam liberar insulina em resposta à luz --a ideia era contribuir para o tratamento do diabetes tipo 1.
No entanto, eles perceberam que as gotas lipídicas das células de gordura estavam diminuindo em resposta à luz. Depois de uma pesquisa na literatura, eles identificaram que não havia registros de resposta semelhante.
Embora a descoberta seja interessante, ainda não dá para recomendar ficar deitado em uma espreguiçadeira para impedir o ganho de peso.
Além de mais estudos para identificar se a luz solar também impede o acúmulo de gordura que fica em volta dos órgãos, também é preciso identificar a quantidade de exposição solar que é possível ficar exposto, já que o excesso de sol pode trazer prejuízos para o corpo.
SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.