Cura para diabetes tipo 1? Cientistas conseguem tratar doença em ratos

Em um experimento recente, pesquisadores do Boston Children's Hospital, nos Estados Unidos, reverteram o diabetes tipo 1 em camundongos. O estudo, publicado na quarta-feira, 15, no periódico "Science Translational Medicine", fez uso de células-tronco para produzir a proteína PDL-1, ausente nos diabéticos.
Segundo os pesquisadores, essa substância é capaz de impedir que o corpo ataque as células que produzem insulina —no diabetes tipo 1, o sistema imunológico enxerga as células produtoras do hormônio como invasoras. Com a produção de insulina normalizada, os níveis de glicose no sangue também voltam ao normal.
Por meio de terapia genética, os cientistas inseriram o gene CD274, responsável pela produção da PDL-1, nas células-tronco dos ratos. Como resultado, as células modificadas geneticamente reverteram por um breve período o diabetes na maioria dos animais. Um terço deles ainda manteve níveis normais de açúcar no sangue durante toda a vida.
"A indução de PD-L1 em células-tronco reduziu a doença em ratos e inibiu as respostas autoimunes humanas in vitro", escreveram os autores do estudo. "No futuro, isso pode ser usado em humanos, fornecendo uma nova maneira de interromper a resposta autoimune e ajudar as pessoas com diabetes."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.