Existe um sintoma da depressão que poucas pessoas conhecem
Tristeza é geralmente o único sintoma que vem à mente quando se pensa em depressão. Mas a doença pode se manifestar de diversas outras maneiras --e identificar seus sinais é o melhor caminho para um tratamento eficaz.
Um estudo publicado na revista "Psychological Science" mostrou que um dos sintomas pouco conhecidos da doença é a capacidade de diferenciar emoções negativas como culpa, raiva e frustração.
Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram indivíduos diagnosticados ou não com depressão e pediram para que eles relatassem suas emoções ao longo de uma semana.
Veja também:
- Como identificar a depressão em diferentes fases da vida?
- Você pula da cama de manhã? Acordar cedo diminui risco de depressão
- Depressão pós-parto pode ter uma causa biológica, diz estudo
Os participantes tinham que dizer quais dos 11 sentimentos citados sentiam. Enquanto as emoções positivas eram de felicidade, animação, sensação de alerta e se sentir ativo, as negativas incluíam tristeza, ansiedade, irritabilidade, frustração, vergonha, nojo ou culpa.
O estudo concluiu que as pessoas com depressão não conseguiram diferenciar as emoções negativas. Quem não tinha a doença, no entanto, conseguiu entender cada um de seus sentimentos.
No caso das emoções positivas, tanto os pacientes deprimidos quanto os não deprimidos fizeram a diferenciação com clareza.
Para Emre Demiralp, um dos autores do estudo, ser específico sobre os sentimentos pode ser um bom indicativo do estado da saúde mental. Em uma declaração no "The Independent", ele aconselhou as pessoas a evitarem dizer apenas que estão se sentindo mal, e sim especificar qual sensação é mais proeminente: “É raiva, vergonha, culpa ou alguma outra emoção? Isso pode ajudá-lo a contornar essas emoções e a melhorar sua vida.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.