Bem ali na cozinha: veja termogênicos que podem turbinar a sua dieta

Os suplementos termogênicos são aqueles que um profissional --seja médico nutrólogo ou nutricionista-- prescreve para o paciente que faz atividade física ou que tem alguma queda no metabolismo do gasto calórico, entre outras motivações. Mas eles custam e, se a grana está curta, não se preocupe: dá para se aproveitar desses mesmos benefícios sem precisar gastar seu dinheiro na farmácia.
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
"Isso porque os termogênicos estão acessíveis bem ali na cozinha", ressaltou a médica nutróloga Marcella Garcez Duarte, que é diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), durante participação no 21º Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece até sábado (30), em São Paulo (SP).
A lista é grande: além de café, chá verde e pimenta, já bastante populares, ainda tem as especiarias, como cravo, canela, mostarda, guaraná, gengibre e a cúrcuma para ajudar a turbinar o seu emagrecimento. Mas, antes de se empolgar e sair tacando eles em tudo, lembre-se: não existe mágica!
Os efeitos positivos surgem apenas quando a pessoa ingere esses itens em conjunto com uma dieta equilibrada, variada e natural. Aí, sim, a perda de peso pode acontecer um pouco mais rápido. "O grande benefício é que os termogênicos tornam a dieta mais saudável e ativa, aumentando a absorção dos nutrientes de outros alimentos", explica Marcella.
Espremeu? Comeu!
Vale levar o moedor de pimenta preta para a mesa e espremer o tempero em cima da comida que você está prestes a saborear, por exemplo. "Ela aumenta muito a biodisponibilidade dos polifenóis, das vitaminas e de tudo que você está ingerindo junto com ela", diz a médica.
A única ressalva é que a pimenta preta precisa ser consumida logo. "Como é rica em antioxidantes, quando você coloca aquelas versões já moídas, o produto oxida e perde suas propriedades", explica a nutróloga. "A pimenta vermelha é muito mais termogênica do que a pimenta preta, mas esta última também tem o efeito termogênico de aumentar o gasto calórico e ainda acelerar um pouquinho o metabolismo."
De acordo com Marcella, também é possível se beneficiar do café, especialmente se tomado junto da refeição e imediatamente antes da atividade física. "Estudos atuais mostram que, se o café for tomado na forma concentrada e em cápsulas, existe uma melhor resposta do que quando usada a cafeína isolada", conta.
Mais dicas valiosas
Já deu para perceber que é barata consumir alimentos funcionais, que acelerem as funções do organismo e ainda trazem nutrientes saudáveis. Mas, além disso, dá para turbinar mais a dieta com essas outras dicas, dadas pela especialista:
• Aposte nos saquinhos: o chá verde é uma ótima opção de bebida termogênica. No entanto, se é complicado fazer infusões com a própria folha durante seu dia a dia, por exemplo, dá para apostar sem medo nos saquinhos de chá prontos vendidos em qualquer supermercado. Seja qual for a forma, a única recomendação é consumir a bebida logo após o preparo.
• Corte o açúcar: este é um erro alimentar que aprendemos ainda na infância. Estudos demonstram que ele é o maior vilão das dietas. Assim, o ideal é comer o mínimo possível de açúcar processado, evitando o consumo de alimentos processados. Fazendo isso, e ainda agregando os termogênicos a dieta, a alimentação fica completa e não há a necessidade de se automedicar com suplementação.
• Nada de monotonia: um dos culpados por você estar quase sempre fugindo da dieta é a monotonia alimentar. Apesar da dupla frango com batata doce ser nutritiva, ninguém aguenta comer somente isso todos os dias. Fica mais fácil continuar mantendo a linha quando o cardápio é variado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.