Pouco mais de 2h semanais de qualquer exercício já beneficiam sua saúde
Já é de conhecimento geral que atividades físicas melhoram nossa saúde. Sabemos que precisamos nos afastar do sedentarismo e dar uma chance para os exercícios, e essa missão pode ser mais fácil do que parece.
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
Um estudo publicado no jornal científico The Lancet mostrou que 150 minutos de exercício por semana já podem reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e que todo tipo de atividade física é igualmente positivo para o coração.
“Nossas descobertas indicam que atividades não recreativas, como tarefas domésticas por exemplo, são tão benéficas na redução de riscos de morte prematura e doenças cardíacas quanto exercícios mais focados”, afirmou Scott Lear, autor da pesquisa e professor na Universidade de Ciências e Saúde do Canadá, em entrevista ao site Vox.
É isso mesmo: limpar o chão da sua casa ou caminhar no seu horário de almoço por cerca de meia hora ajuda a evitar graves problemas de saúde.
O estudo avaliou por sete anos os níveis de exercício e as taxas de doenças cardiovasculares de mais de 130 mil adultos que vivem em diferentes países, como Canadá e China. Os cientistas descobriram que aqueles que relataram ao menos 150 minutos de atividade física por semana eram muito mais saudáveis do que os sedentários, sendo menos propensos a ter ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares, e com menores chances de morrer de outras causas físicas.
Além disso, se exercitar por duas horas e meia por semana foi associado a uma redução de 28% nas chances de morte prematura e diminuição de 20% nos casos de doenças cardíacas.
Resumindo, não importa onde você está suando, se é na academia, correndo no parque, limpando a casa ou caminhando até o trabalho, o importante é se manter ativo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.