Alimentos integrais e exercícios diminuem o risco de câncer colorretal

Ingerir grãos integrais diariamente como açúcar mascavo ou pão integral reduz o risco de câncer colorretal, de acordo com um novo relatório divulgado pelo AICR (Instituto Americano de Pesquisa em Câncer) e WCRF (Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer).
Tem alguma dúvida sobre a saúde do seu corpo? Mande sua pergunta para o e-mail pergunteaovivabem@uol.com.br que nós encontraremos os melhores especialistas para respondê-la.
Entretanto, o relatório também descobriu que consumir regularmente carnes processadas como salsicha, bacon e peito de peru aumenta o risco desse câncer. “O tumor maligno colorretal é um dos mais comuns, mas esse documento demonstra que muitas pessoas podem baixar o risco drasticamente”, diz Edward Giovannucci, autor do relatório e professor de nutrição e epidemiologia em Harvard. “As descobertas são robustas e claras: dieta e estilo de vida têm um papel importante na prevenção desse câncer.”
Além da alimentação, o relatório mostrou que há uma forte evidência que a atividade física também protege o corpo do câncer colorretal.
Os pesquisadores avaliaram estudos científicos do mundo todo que relacionavam a doença à dieta, ao peso e à atividade física. O relatório analisou 99 pesquisas, incluindo dados de 29 milhões de pessoas, das quais 250 mil foram diagnosticadas com câncer colorretal.
Outros fatores de riscos foram encontrados, como:
- Comer altas quantidades de carne vermelha (mais de 500 gramas por semana);
- Estar com sobrepeso ou ser obeso;
- Consumir duas ou mais bebidas alcoólicas por dia (30 gramas de álcool).
Consumir fibras e grãos e fazer atividades físicas diminuem o risco de câncer
O relatório concluiu que comer cerca de três porções (90 gramas) de alimentos integrais por dia reduz o risco do câncer colorretal em 17%.
Quanto à atividade física, as pessoas que são mais ativas têm menos risco de ter a doença do que as sedentárias. Nesse caso, o risco diminuído foi mais evidente no cólon e não no reto.
“As maneiras de se prevenir desse câncer são importantes para a saúde em geral. Fatores como manter um peso saudável, fazer exercícios com frequência, limitar o consumo de carne vermelha e processada e comer mais alimentos integrais e fibras baixam o risco substancialmente. Além disso, limitar o álcool e parar de fumar são auxílios extra”, diz Giovannucci.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.