Topo

Sem criatividade? Música alegre pode ajudar a inspirá-lo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL

07/09/2017 14h26

Se você está com dificuldade para ter ideias, melhor ligar o som e colocar uma música feliz para tocar. Segundo um novo estudo realizado pela Universidade Radboud, na Holanda, essa pode ser a solução para o famoso bloqueio criativo.

Os cientistas pediram para 155 voluntários na faixa dos vinte anos para resolverem problemas, enquanto ouviam diversos tipos de música erudita. As faixas eram classificadas como alegres, tristes, calmas e capazes de gerar ansiedade.

A conclusão? Sons alegres foram relacionados a uma melhora no pensamento divergente [a habilidade de gerar novas ideias e novas perspectivas para resolver problemas]. No teste, os participantes tiveram que listar os diversos usos criativos para um tijolo, por exemplo.

Além do pensamento divergente, eles também foram testados enquanto solucionavam problemas que estimulavam o pensamento convergente [capacidade de chegar à melhor solução com os recursos disponíveis], como conectar três palavras sem relação entre si com apenas uma quarta palavra. O som, no entanto, não teve nenhuma influência nesses testes.

Já os participantes que fizeram os testes de pensamento divergente tiveram uma pontuação mais alta quando ouviam músicas felizes (no caso, música clássica, que estimula o pensamento positivo e a excitação) e aprimoraram o pensamento criativo.