Mulher compartilha selfie nua para mostrar efeitos da endometriose no corpo
Thessy Kouzokas, uma diretora de arte de 27 anos, decidiu publicar uma foto em que aparece nua no Instagram para alertar sobre os efeitos que a endometriose causou em seu corpo. "Isso é bastante chocante para as pessoas. Esta sou eu. Esta é a endometriose", escreveu na legenda.
Ela contou nunca ter tido a intenção de compartilhar uma foto nua antes. "Mas não posso acreditar na quantidade de mensagens diretas que recebi de meninas que também têm e se sentem sozinhas", contou.
"A esquerda é o meu estômago três semanas após um cisto rompido (5 semanas atrás). A foto da direita sou eu agora, após tomar um medicamento chamado 'synarel' que parou todos os meus hormônios e me enviou para a menopausa aos 27 anos de idade', disse.
Na doença, o tecido que reveste a cavidade uterina–endométrio–não é eliminado durante a menstruação. Em vez disso, sobe pelas tubas uterinas e cai na cavidade abdominal. Deslocado, ele provoca lesões e processos inflamatórios bastante dolorosos nas áreas onde se instala.
Famosas como as atrizes Fernanda Machado e a Lena Duhan assumiram sofrerem da doença. Entre os sintomas, estão cólicas fortes, assim como dor durante a relação sexual e desconforto para evacuar ou urinar durante o período menstrual.
No caso de Thessy Kouzokas, ela ainda que passará por uma cirurgia no final de agosto, em que será operada por mais de sete horas e ficará hospitalizada por uma semana. "Por favor, espalhe a palavra sobre conhece alguém com dor, por favor, alerte-a para verificar isso. E para as meninas com endometriose...você não está sozinha", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.