Topo

Cilada da dieta: erros deixam a sua sopa mais gorda e ainda provocam gases

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

29/06/2017 04h00

É só a temperatura esfriar para a fome aumentar e com ela a vontade de comer uma comidinha quente e reconfortante. Muita gente aproveita a estação fria para recorrer as sopas e dar aquela engrenada na dieta. Mas é preciso ter atenção no preparo para o plano do emagrecimento não dar errado.

Dependendo dos ingredientes, a sopa também pode engordar. Cuidado com as escolhas nos restaurantes e padarias, o mais sábio é fazer a sua receita em casa. “A maioria dos caldos que comemos na rua são bastante calóricas, porque contém muita gordura e muito sal”, explica o nutricionista Marcelo Langsdorff.

Escolha ingredientes mais leves

Utilize no preparo alguns vegetais com bastante água na composição, como brócolis, abobrinha, berinjela, quiabo, aspargo, pepino, couve-flor e repolho. Isso vai tornar a sopa mais leve e menos calórica.

Faça as combinações corretas

As combinações de sabor ficam a gosto de cada um, claro, mas se a ideia é deixar a sopa mais magra, o nutricionista Marcelo Langsdorff recomenda não associar diferentes fontes de gordura com carboidratos.

A dica é combinar os vegetais leves com proteínas de alta qualidade (carne vermelha, frango) e um único carboidrato, que pode ser macarrão integral, batata doce ou inhame.

Reduza o sódio da receita

Evite os caldos industrializados para temperar a sopa - eles contêm muito sódio, mineral que em excesso é prejudicial para o coração e também aumenta o inchaço. Você também pode reduzir a quantidade de sal ao aumentar os temperinhos naturais para dar sabor. Aposte mais em cebola, alho, pimentas e ervas como orégano e manjericão. Você também pode regar a preparação com um fio de azeite extra-virgem para realçar os sabores e fornecer uma dose de gordura boa para a saúde. 

Fuja dos complementos gordurosos

Alguns itens muito utilizados para complementar as receitas e dar um pouco mais de sabor podem acabar deixando as sopas muito calóricas. Entre eles estão os gordurosos como calabresa, parmesão, queijos, bacon, creme de leite, requeijão e embutidos.

Evite ciladas  

O arroz branco e batata inglesa são carboidratos de fácil absorção e não dão saciedade, fazendo com que a fome apareça rapidamente.

Já os alimentos que contêm enxofre, como brócolis, batata doce e ovos, podem causar gases em algumas pessoas.

E a chia, embora saudável, se ingerida em excesso pode causar desconforto abdominal.

Aposte nos termogênicos

Se a ideia é perder peso, os alimentos termogênicos podem ser aliados. A nutricionista funcional Haline Dalsgaard, do projeto “Saúde no Prato”, indica incluir nas sopas alguns ingredientes como o gengibre e a pimenta. Além de darem um sabor diferente ao prato, eles também dão uma leve ajuda para acelerar o metabolismo.

Receitas

A nutricionista ensina duas receitas com boas combinações, benéficas para a saúde e para quem quer emagrecer.

Sopa termogênica e antioxidante

Ingredientes:

1 colher (sopa) de óleo de girassol

1 cebola pequena picada

1 batata baroa em cubos

1 tomate sem semente picado

1 pedaço de abóbora picada em cubos

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado e espremido (usar somente o caldo)

2 colheres (sopa) de amaranto em flocos

1 punhado de salsa e cebolinha picadas

Modo de fazer:
Refogue a cebola no óleo de girassol, acrescente os legumes e refogue mais um pouco. Coloque água até cobrir tudo e deixe em fogo brando até que os legumes fiquem macios. Bata tudo no liquidificador, acrescente sal e o sumo do gengibre e deixar apurar. Por fim, acrescente o amaranto em flocos, a salsa e a cebolinha. Está pronta para servir.

Sopa de espinafre com cenoura

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 cenouras médias em rodelas

1 litro de caldo caseiro de frango (ou água, caso não tenha o caldo)

½ molho de espinafre lavado e picado

1/3 xícara (chá) de quinoa mista

2 colheres (sopa) de creme de ricota

Sal a gosto

Modo de fazer:
Refogue rapidamente a cebola e o alho no azeite. Acrescente a cenoura em rodelas, refogue, adicione o caldo/água e deixe em fogo brando até a cenoura ficar macia. Então adicione o espinafre e deixe por três minutos. Bata tudo no liquidificador e volte com a mistura para a panela, adicionando a quinoa e deixando cozinhar por mais 10 minutos