Ibirapuera recebe oficina de mandalas feitas com arroz, açaí e folhas secas
Anis-estrelado, cravo, flor de camomila, folhas secas, serragem colorida, além de sementes dos mais variados tipos, como as de açaí, feijão, mostarda e ervilha, foram alguns dos ingredientes que serviram de decoração para mandalas naturais produzidas durante uma oficina que aconteceu na tarde deste sábado (27) no Ibirapuera, em São Paulo.
O workshop fez parte da programação da da 6ª Virada Sustentável, que ocorre na cidade até domingo (28), e foi conduzido por Liz Maria Abi Rached Toress, farmacêutica e aromaterapeuta, e a psicopedagoga e arteterapeuta Paula von Atzingen Tavares em uma das tendas montadas pelo festival no gramado do parque.
Em duas horas de atividade, cerca de 30 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, passaram pela barraca e fizeram suas mandalas que, em sânscrito, quer dizer círculo de cura. Segundo as instrutoras, criar esses diagramas geométricos rituais acalmam a mente e promove o autoconhecimento.
Utilizando caixas recicladas de pizza --que Liz e Paula foram juntando com a contribuição de familiares e amigos-- como base para a mandala e ingredientes naturais perto do prazo de vencimento para decorá-las, cada participante construiu o seu desenho e o enfeitou da maneira como quis.
"Deixamos desenhos à vista para inspirar, mas cada um escolheu [formato e tamanho] de acordo com seu estado de espírito. As cores usadas e a forma como eles construíram têm uma explicação", diz Paula.
A aposentada Maria Júlia de Almeida Ferraz, 76, gostou da prática. "Compro mandalas quando viajo e agora criei a minha própria. Quero fazer outras", declarou. Gustavo Régis, 33, é professor de educação física e também saiu satisfeito com a sua criação. "Minha namorada me trouxe hoje aqui. Fazia tempo que eu não fazia trabalhos manuais, foi muito bom".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.