Topo

Lidar com as emoções é o maior obstáculo para quem quer emagrecer, dizem psicólogos

Comer compulsivamente, praticar atividade física regularmente e fazer boas escolhas alimentares foram outros desafios listados pelos psicólogos - Thinkstock
Comer compulsivamente, praticar atividade física regularmente e fazer boas escolhas alimentares foram outros desafios listados pelos psicólogos Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 12h21

Quem deseja perder peso costuma mudar a alimentação e aumentar a quantidade de exercícios físicos para alcançar sua meta. No entanto, segundo uma nova pesquisa realizada com psicólogos, o maior obstáculo para quem quer emagrecer é lidar com as emoções e comportamentos durante o processo.

A enquete, realizada pela Consumer Reports National Research Center em parceria com especialistas da Associação Americana de Psicologia, perguntou a mais de 1.300 psicólogos sobre os maiores desafios da perda de peso para seus pacientes. Na opinião de 44% dos profissionais, "entender e gerenciar os comportamentos e emoções relacionadas com a gestão de peso" é a maior dificuldade para os que querem enxugar os quilos a mais.

Quarenta e três por cento dos entrevistados também citaram o ato de comer compulsivamente como uma barreira para perder peso. Manter um programa de exercícios regulares foi uma das dificuldades mencionadas por 43% dos psicólogos; já fazer as escolhas alimentares adequadas foi citado por 28% dos entrevistados pela pesquisa.

Estratégias

Mais de 70% dos profissionais apontaram a terapia cognitiva como "excelente" ou "boa" na estratégia para perder peso. Estratégias motivacionais, registros de comportamento e definição de metas também foram importantes em ajudar clientes a perder peso e mantê-lo, de acordo com os resultados do levantamento. A terapia cognitiva ajuda as pessoas a identificar e tratar pensamentos e emoções negativas que podem levar a comportamentos pouco saudáveis, como comer de forma compulsiva.

"Qualquer um que já tenha tentado perder alguns quilos e mantê-los sabe que isso não é fácil. A boa notícia é que a pesquisa e a prática clínica mostram que, além de abordagens comportamentais, a terapia cognitivo-comportamental ajuda as pessoas a perder peso", acredita Norman B. Anderson, diretor executivo da Associação Americana de Psicologia.

"Embora os problemas de peso sejam causados por uma combinação de fatores biológicos, emocionais, problemas comportamentais e ambientais, estes novos resultados mostram o papel fundamental do estresse e da regulação emocional na perda de peso", disse Anderson.