Dieta mediterrânea diminui risco de doenças no cérebro, aponta estudo
Adotar a dieta mediterrânea - focada em vegetais, peixes, azeite e quantidades moderadas de vinho - ajuda a manter o cérebro mais saudável e reduzir os riscos de doenças ao envelhecer. É o que destaca estudo publicado na revista Archives of Neurology.
A pesquisa foi a primeira a examinar a relação entre a dieta baseada na alimentação dos franceses, gregos, espanhóis e italianos e um tipo de dano pequeno no cérebro chamado "hipersinais em substância branca".
O estudo foi realizado com mais de 1.000 pessoas com idade média de 72 anos. Todos tiveram que responder perguntas relacionadas à alimentação. O volume de lesão no cérebro foi medido com exames de ressonância magnética.
Os resultados mostraram incidência menor de lesão entre as pessoas que seguiam a dieta mediterrânea, mesmo entre os participantes fumantes, com histórico de doença cardíaca e hipertensão.
O estudo também apontou que os que também seguiam a dieta tinham o peso adequado e que as mulheres eram as que menos seguiam a dieta.
Segundo Hannah Gardener, autora do estudo, vários estudos sugerem que seguir a dieta mediterrânea reduz o risco de síndrome metabólica, doenças coronárias, infarto e problemas cognitivos, mas nenhum antes havia detectado que a dieta protege contra esse tipo de lesão.
Para Gardener, “um consumo maior de alimentos presentes na dieta mediterrânea ajuda a diminuir os riscos de danos aos vasos do cérebro”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.