Topo

Ganho de peso de calouros no primeiro ano da faculdade é mito, diz estudo

Nicholas Bakalar

The New York Times

14/11/2011 12h23

É voz corrente que os calouros de faculdade geralmente ganham peso, cerca de 6 kg (ou 15 libras) durante o primeiro ano do curso, fenômeno conhecido nos Estados Unidos como "freshman 15" (na tradução, 15 libras dos calouros).

Mas o que muitos dizem "saber" pode ser um mito.

De acordo com um novo estudo, os calouros na verdade ganham de 1 a 1,5 kg, e o peso tem pouco a ver com a frequência às aulas.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, revisaram dados de 7.418 entrevistas com jovens entre 17 e 20 anos e descobriram que calouros, tanto homens quanto mulheres, ganharam aproximadamente 1 kg durante o ano. Os que bebiam mais ganharam mais peso, e os que tinham um emprego ganharam menos peso que os que não tinham emprego. Porém, fatores como renda, pobreza ou morar num alojamento não tiveram efeito estatisticamente significativo.

O estudo, publicado na edição de dezembro do periódico Social Science Quarterly, também aponta que jovens adultos que não frequentaram faculdade ganharam menos peso - cerca de 200 gramas menos que universitários da mesma idade.

Em outras palavras, frequentar a faculdade não tem efeito sobre o ganho de peso.

"Há muito com que se preocupar ao entrar na faculdade", disse o autor principal do estudo, Jay L. Zagorsky, pesquisador da Universidade Estadual de Ohio. "Mas ganhar peso não é uma delas. Preocupe-se com reprovação nos cursos e se você vai ou não gostar de seus colegas. Não se preocupe com um mito."