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Dicas para não abusar e engordar (muito) no Réveillon

Da Redação

Em São Paulo

31/12/2009 16h48

Ceia é hora de manter a dieta? O velho conceito do bom senso é sempre o mais indicado. Não se deve ser neurótico e nem olhar para os pratos tradicionais, mas também não precisa enfiar o pé na jaca. Você pode manter a forma no Reveillon, sabendo o que beber e comer.

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Em primeiro lugar, as comidas devem ser consumidas só na ceia e no almoço do dia seguinte, no máximo. Por isso, tente fazer os alimentos na quantidade certa.

Carnes e farofa

Escolha as carnes magras como tender, chester, lombo e cordeiro, que mesmo não sendo das mais magras é superior ao pernil ou ao leitão.

A nutricionista Amanda Epifanio do CITEN aconselha assar as carnes sem gordura. “Com 100ml de óleo vegetal você agregará 900 calorias à carne. Não há nada mais trabalhoso, calórico e injustificável do que passar uma hora injetando óleo em um peru para torná-lo mais saboroso”, diz.

Você pode fazer molhos com geléias de frutas em versão diet ou usar a própria poupa da fruta com amido de milho e assim evitar o uso de creme de leite, altamente calórico.

Para a farofa, o indicado é que ela não seja frita em óleos ou margarinas. Segundo a nutricionista, cada colher de farinha de mandioca ou de milho equivale em calorias e em carboidratos a duas colheres de arroz, mas a gordura para fritar é muito mais calórica do que a farinha. Então, você deve torrá-la no forno e depois adicionar os demais ingredientes.

Frutas e sobremesa

As frutas secas são saudáveis, mas também muito calóricas. O ideal é não ficar beliscando este tipo de alimento enquanto o prato principal ainda não foi servido.

As frutas cristalizadas também são mais calóricas, quase o dobro de suas versões frescas. “As frutas frescas são sempre mais indicadas uma vez que têm maior poder hidratante, preservam maior quantidade de vitaminas e podem servir de sobremesas”, explica a médica Ellen Paiva.

Quer um doce com opção? Aposte naqueles que têm como base sorvetes light e cacau em pó no lugar de achocolatados. A rabanada assada também é uma boa pedida e com menos calorias.

Bebidas
As comidas não são as únicas vilãs da ceia. As bebidas alcoólicas são muito calóricas e ainda fazem com que você perca a noção do que está consumindo.

“É bom termos em mente que cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto carboidratos e proteínas contêm 4. Cuidado com os coquetéis, pois utilizam muito açúcar, leite condensado, licores e álcool”, alerta a endocrinologista.

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