Topo

Grandes redes de fast-food perdem popularidade nos EUA, diz pesquisa

01/07/2011 01h00

Atlanta, 30 jun (EFE).- Os hambúrgueres, frango frito e burritos das cadeias de fast-food mais populares nos Estados Unidos já não são mais as preferidas dos consumidores, que exigem cada vez mais qualidade pelo que pagam para comer, constata uma pesquisa nacional divulgada nesta quinta-feira.

As redes McDonald's, Burger King, KFC e Taco Bell lideram a lista das cadeias com pior avaliação no primeiro ranking entre as principais empresas de fast-food compilado pela organização Consumer Reports.

Apenas 11% dos clientes consultados classificaram como "excelente" essas redes. Entre 15% e 19% dos entrevistados que comeram em uma das lanchonetes mencionadas afirmou que a comida era regular, ruim ou péssima.

"Cadeias como McDonald's e Taco Bell acreditam oferecer um produto de alto valor a baixo preço, mas os consumidores não necessariamente concordam que elas ofereçam muito em troca de dinheiro", assinalou em comunicado Tod Marks, editor sênior de projetos da Consumer Reports.

A pesquisa baseia-se nas respostas de 36.733 entrevistados à pesquisa da Consumer Reports, que fizeram mais de 98 mil visitas a 53 redes de fast-food.

Outras das grandes cadeias que receberam nota relativamente baixa por parte dos consumidores americanos foram Arby's, Quiznos, Domino's e Pizza Hut.

Embora 54% dos entrevistados tenha apontado os baixos preços como um dos principais motivos para escolher uma rede de fast-food em particular, apenas 19% se disseram satisfeitos com a qualidade do produto em relação ao preço.

Por outro lado, a pesquisa constatou boas avaliações dos entrevistados entre as redes de fast-food nos Estados Unidos. As cadeias In-N-Out Burger, Papa Murphy's e CiCi's Pizza receberam as melhores avaliações na relação entre qualidade e baixo custo.