Topo

Frutas, legumes e verduras congelados são saudáveis?

O congelamento de alimentos pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas, como cheiro, textura, sabor e cor - iStcok
O congelamento de alimentos pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas, como cheiro, textura, sabor e cor Imagem: iStcok

09/07/2016 19h18Atualizada em 11/07/2016 13h18

Com frequência os consumidores associam os alimentos congelados a uma perda de qualidade e menor nível nutricional. Porém, a verdade é que não existem razões para que uma cenoura congelada seja menos nutritiva que uma fresca. E se as verduras e legumes passarem pelo processo seguindo os procedimentos recomendados pelas autoridades de vigilância alimentícia, também poderão conservar o sabor e a textura.

Mas algo é real: qualquer processamento de alimento sempre faz com que ele sofra alguma alteração.

O congelamento, por exemplo, pode levar à perda de algumas das qualidades organolépticas (cheiro, textura, sabor e cor). No entanto, as perdas serão mínimas se o processo for realizado de forma adequada. 

Mesmo assim, especialistas recomendam que as pessoas consumam alimentos frescos produzidos na região em que vivem sempre que possível.

Se o acesso a produtos frescos --e maduros-- colhidos localmente não é possível, é aí que os congelados surgem como uma boa alternativa.

O custo nutricional do transporte
Frutas e verduras geralmente são colhidas antes de chegar ao ponto de maturação.

Ao fazer a colheita antes de elas ficarem totalmente maduras, os agricultores evitam danos durante o transporte até os pontos de comercialização.

Se por um lado há um ganho na conservação dos alimentos, por outro eles não alcançam seu nível nutricional máximo se são colhidos precocemente. E continuam perdendo nutrientes durante todo no tempo que passam na prateleira do supermercado --ou seja, até o momento de serem consumidos.

Ultracongelamento
As frutas, verduras e legumes que serão congelados geralmente são colhidos em seu ponto certo de maturação. E passam pelo processo de forma quase imediata.

Antes, são mergulhados rapidamente em água fervendo, segundo recomendações da FDA (Food and Drug Administration, ou Agência de Alimentos e Remédios, em tradução livre), a Anvisa dos Estados Unidos, e da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar.

As duas instituições também descrevem a técnica de ultracongelamento ideal: os alimentos são congelados o mais rapidamente possível a temperaturas que alcançam os 40 graus negativos, o que leva a uma maior conservação de sabor, textura, cor e cheiro.

Com essa técnica, os micro-organismos potencialmente nocivos são mortos e a vida útil do alimento aumenta, segundo especialistas. Além disso, continua com 100% de seu conteúdo nutricional, afirmam.