Topo

Reino Unido vai aplicar 3ª dose de vacina a partir de setembro

Ao todo, cerca de 30 milhões de pessoas devem se qualificar a receber a nova dose - Hannah Beier/Reuters
Ao todo, cerca de 30 milhões de pessoas devem se qualificar a receber a nova dose Imagem: Hannah Beier/Reuters

01/07/2021 10h25

O governo britânico e o serviço nacional de saúde (NHS) deram sinal verde para iniciar a aplicação de uma terceira dose das vacinas anti-Covid a partir de setembro, informam fontes oficiais nesta quinta-feira (1º).

O reforço será aplicado antes do inverno em todas as pessoas com mais de 50 anos e em jovens vulneráveis, que já são alvo de campanha de imunização contra a gripe normal, e em pessoas que morem com parentes que tenham doenças autoimunes. Ao todo, cerca de 30 milhões de pessoas devem se qualificar a receber a nova dose.

Conforme uma recomendação publicada pelo Comitê sobre Vacinação e Imunização, o reforço vai ajudar a manter elevada a proteção contra a Covid-19 e suas novas variantes, que vêm, inclusive, provocando uma nova aceleração de casos em todo o Reino Unido.

O Comitê ressalta que os menores de 50 anos podem ser contemplados em outro momento, já que a aplicação da segunda dose para o grupo ainda está em andamento.

O Reino Unido usa as vacinas da Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna e tem uma das campanhas de imunização mais avançadas do mundo. Conforme o último boletim, cerca de 85% dos cidadãos tinham tomado ao menos uma dose dos imunizantes e 62,4% já completaram o ciclo vacinal.

No entanto, por conta do avanço da circulação da variante Delta da Covid, a curva de contágios voltou a disparar, com os maiores números desde fevereiro deste ano. A boa notícia é que as vacinas estão conseguindo cumprir seu papel e a quantidade de óbitos ainda está baixa e controlada. (ANSA).