Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cloroquina está associada a risco de distúrbio mental, diz Anvisa europeia

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina para tratar pacientes com covid-19 - Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro defende o uso da cloroquina para tratar pacientes com covid-19 Imagem: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

30/11/2020 11h32

ROMA, 30 NOV (ANSA) - A agência de medicamentos da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) alertou que o uso de cloroquina ou hidroxicloroquina está associado ao risco de distúrbios psiquiátricos e comportamentos suicidas. O órgão é equivalente à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Europa.

A declaração está em um comunicado divulgado pelo comitê de segurança da EMA na sexta-feira (27), após uma revisão de todos os dados disponíveis sobre os remédios.

Tradicionalmente empregados no tratamento de malária e lúpus, os medicamentos chegaram a ser uma esperança contra a covid-19, mas estudos científicos descartaram sua eficácia no combate à doença. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é defensor do uso desses medicamentos no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.

"A revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a EMA ter sido informada pela Agência de Medicamentos da Espanha sobre seis casos de desordens psiquiátricas em pacientes com covid-19 que haviam recebido doses de hidroxicloroquina acima do autorizado", diz o comunicado.

A agência não permite o uso dos dois remédios para tratar da covid-19 e ainda lembra que estudos clínicos de larga escala não mostraram "nenhum efeito benéfico" em sua utilização contra a doença.

"Já se sabe que a cloroquina e a hidroxicloroquina, mesmo utilizadas em doses aprovadas para indicações autorizadas, podem causar um amplo espectro de transtornos psiquiátricos. Distúrbios psicóticos e comportamentos suicidas estão listados na bula de alguns medicamentos contendo cloroquina ou hidroxicloroquina como efeitos colaterais raros ou de frequência desconhecida", afirma a EMA.

De acordo com a agência, a revisão dos dados confirmou a ocorrência de desordens psiquiátricas, inclusive graves, em pacientes com ou sem histórico de problemas mentais.

No caso da hidroxicloroquina, a EMA afirmou que os efeitos colaterais podem aparecer no primeiro mês de tratamento. Já para a cloroquina, não existem dados suficientes para estabelecer prazos.

"O comitê recomenda a atualização das bulas desses medicamentos para fornecer informações melhores a profissionais de saúde e pacientes sobre o risco de comportamentos suicidas e desordens psiquiátricas", diz o comunicado.